Governo do Distrito Federal
15/05/22 às 12h14 - Atualizado em 15/05/22 às 12h14

Circuito da Floricultura na AgroBrasília vai apresentar Jardim de Mel

COMPARTILHAR

Jardins de mel são possibilidades de renda para produtores rurais

 

O Circuito da Floricultura na AgroBrasília terá como tema principal a apresentação de um jardim de mel. O espaço é destinado à produçao de mel, própolis, pólen e néctar e pode ser facilmente implantado em qualquer propriedade rural. Haverá um jardim sensorial, onde o visitante poderá conhecer de perto como funciona a polinização de flores e plantas e como as abelhas circulam livremente entre elas.

 

Para o coordenador do Programa de Floricultura da Emater-DF, Carlos Morais, a produção de mel tem custos relativamente baratos. “Num espaço que já abriga uma lavoura, o produtor pode cultivar flores e outras plantas que atraem as abelhas, aproveitando o espaço e criando a possibilidade de elevação da renda, já que essa atividade oferece uma janela de oportunidade de comercialização”, observa.

 

Durante a feira, Morais vai realizar uma oficina para mostrar como fazer iscas para chamar os insetos, usando materiais recicláveis como garrafa pet, papel e plástico, além de uma pequena quantidade de própolis. “Quando o produtor atrai as abelhas, elas acabam se fixando no local”, explica o extensionista.

 

Haverá ainda um jardim sensorial, onde o visitante poderá percorrer e conhecer de perto como funciona esse espaço de convivência entre insetos e plantas. “O jardim desperta todos os nossos sentidos: olfato, visão, tato, audição e até o paladar, já que teremos flores comestíveis no circuito”, adianta Morais.

 

Além do jardim de mel, o espaço da floricultura terá pimentas cultivadas em vasos, hortências em telados e plantas ornamentais atrativas para abelhas. A AgroBrasília acontece de terça (17) a sábado (21) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no núcleo rural PAD-DF (região administrativa do Paranoá), às margens da rodovia BR-251 (Brasília – Unaí).

 

Serviço
13ª AgroBrasília
Datas: 17 (terça) a 21 (sábado)
Horário: de 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5
Acesso livre

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br