Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/23 às 9h07 - Atualizado em 22/11/23 às 9h07

Brasília recebe Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura

COMPARTILHAR

 

 

Depois de cinco anos do último congresso nacional, a Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores (CBA), em parceria com a Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF), realiza, de 24 a 26 de novembro, o Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O evento acontecerá no Pavilhão de Exposições o Parque da Cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.

 

O congresso terá especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de levar aos criadores de abelhas conhecimento científico que permita fomentar a qualificação do produtor, o aperfeiçoamento das tecnologias de criação e extração dos produtos apícolas e a melhoria no beneficiamento e comercialização das produções de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e apitoxina no Brasil. Também pretende chamar atenção para os serviços ambientais prestados pelas abelhas na produção agrícola brasileira. Estudos acadêmicos apontam que mais de 60% da produção de alimentos no mundo depende da polinização realizada por esses insetos.

 

São esperados mais de 3 mil visitantes no evento, entre criadores, representantes de federações, associações e cooperativas, comerciantes, exportadores, pesquisadores, educadores, extensionistas rurais, profissionais da cadeia e da indústria, representantes do setor público, formuladores de políticas públicas e legisladores.

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) terá a participação de 10 técnicos, que atualizarão seus conhecimentos em diversos temas a fim de melhor atenderem as demandas dos produtores do DF.

 

Além disso, a Emater-DF mobilizou produtores de agroindústria, artesanato e produtos apícolas para comercializarem em 15 boxes no evento.

 

A Confederação Brasileira de Criadores de Abelhas estima que o Brasil tenha mais de 400 mil apicultores e meliponicultores.

 

Confira mais informações sobre o evento: https://www.conbrapibrasilia2023.com.br/

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br