Agricultores atendidos pela Emater-DF podem comercializar legumes e verduras com garantia de qualidade
Desde a última semana, dois agricultores dos assentamentos Presidente Lula e Manacá — ambos em Cristalina (GO) — já podem comercializar seus produtos orgânicos com a certificação. José Maria de Araújo e João Beserra, atendidos pelo escritório da Emater-DF no município goiano, obtiveram a documentação na Superintendência do Ministério da Agricultura em Goiânia.
De acordo com o gerente da unidade da Emater-DF em Cristalina, William Barbosa, os agricultores participaram de várias atividades de capacitação, onde foram abordados temas como legislação, técnicas de plantio e combate de pragas, quais os insumos mais adequados para a produção de alimentos de forma ambientalmente mais correta. “Com a certificação, o consumidor pode ter certeza que o produto comprado de fato é seguro e saudável. Além disso, eles podem entregar sua produção para o governo, por meio de compras institucionais, o que aumenta a possibilidade de ganhos”, afirma William.
Os produtores contemplados com a certificação plantam alface, beterraba, cenoura, mandioca e várias outras hortaliças. Em breve, outros agricultores atendidos pela equipe de Cristalina também vão receber a certificação. José Maria e João Beserra entregam seus produtos em feiras e mercados do município e também em Brasília. Alcides Tomazzi e Marilene Facchi, da Cooperativa Rede Terra — parceira da Emater-DF na cidade goiana — também receberam o documento.
A Emater-DF atende a cinco assentamentos de reforma agrária em Cristalina. O serviço é prestado em quatro deles por meio de um contrato com a empresa Furnas Centrais Elétricas, que construiu uma barragem no rio São Marcos (divisa de Goiás com Minas Gerais). O outro é atendido por meio de um convênio com o Incra. Ao todo, quase 600 famílias são beneficiadas com o trabalho da empresa brasiliense.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br