A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou que as 35 vagas a serem preenchidas no próximo concurso público vão oxigenar o trabalho da empresa
A Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) reuniu na manhã desta quinta-feira (10) presidentes e dirigentes das entidades afiliadas para a realização da 62ª Assembleia. Durante a reunião online, foi acatada por unanimidade dos presentes a incorporação do patrimônio do Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) à estrutura da associação.
O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, destacou a importância da pesquisa para definir o caminho da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos próximos anos. “Com a incorporação do Consepa, o campo da pesquisa irá fortalecer as entidades nacionais, que terão um enorme desafio de levar qualidade de vida e inovação para o campo diante do orçamento destinado para o setor, no entanto, a criação de câmaras setoriais de regularização fundiária e de pesquisa em Ater dentro da Asbraer poderá inserir diretrizes e sugestões na agenda nacional”, destacou.
A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, participou da reunião e destacou que o trabalho de Ater desenvolvimento no campo é capaz de identificar as fraquezas e dificuldades existentes na agricultura familiar e a pesquisa exerce o papel de apontar as soluções.
“As atividades de pesquisa promovem desenvolvimento e inovação e dão suporte às nossas ações diárias junto aos produtores rurais, que visam desenvolver o campo, levar sustentabilidade e produtividade com economia de recursos. Nesse sentido no início do próximo ano faremos o concurso público para o preenchimento de 35 vagas do cadastro de reserva, que ajudará a oxigenar o nosso trabalho”, disse.
O deputado José Silva (Solidariedade/MG) participou da 62ª Assembleia da Asbraer e ressaltou que atualmente a assistência técnica e extensão rural ocupam um espaço estratégico no Congresso Nacional. O parlamenta está no Egito para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), onde tem defendido a necessidade de promover, no Brasil, a regulação fundiária e ambiental. “Para os produtores rurais desenvolverem suas atividades de forma sustentável, é necessário fortalecer a regularização ambiental e fundiária e a Ater como eixo estrutural para a redução do desmatamento e ocupação ilegal das florestas”, afirmou.
A Asbraer reúne 28 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e promove o diálogo com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Esse trabalho é realizado por meio de iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo e inovação por meio da pesquisa e desenvolvimento rural com segurança jurídica com a interlocução da regularização fundiária.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br