Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/19 às 15h36 - Atualizado em 8/08/19 às 15h11

Feira da Colônia abre circuito de visitação de chácaras na Rajadinha

m

Visitantes durante a Feira Colônia, no primeiro dia do evento, no sábado

 

A 6ª Feira da Colônia, na região de Planaltina, recebeu quase mil visitantes no fim de semana dos dias 3 e 4 (sábado e domingo). A feira também marca o início do período de visitação a 11 propriedades rurais na Colônia Agrícola Rajadinha I (região administrativa de Planaltina), que se estende até o final do ano.

 

Um grupo de cerca de cem ciclistas, que faziam um percurso de 50 km, participou da abertura, além de representantes dos produtores rurais, do Sistema Agricultura (Emater-DF, Secretaria de Agricultura e Ceasa), da Secretaria de Turismo, da Secretaria Federal de Agricultura e da Administração Regional de Planaltina.

 

Visitantes durante a Feira Colônia, no primeiro dia do evento, no sábado

 

Na abertura do evento, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou a importância do turismo rural como fonte de renda e oportunidades para produtores agrícolas e de conhecimento e lazer para o público urbano. “Nós temos muitas maravilhas no nosso mundo rural e o nosso propósito é mostrar essa beleza do campo”, declarou.

 

Denise anunciou também estudos para a criação de outros circuitos de turismo rural no DF. “Projetos como este, nós já estamos mapeando em São Sebastião e fazendo também outros mapeamentos”, disse.

 

A coordenadora de Turismo Rural da Emater-DF, Zaida Regina Almeida, ressaltou a oportunidade que o público tem de conhecer o trabalho dos agricultores familiares e da produção de flores, alimentos orgânicos e artesanato. “É um aprendizado. Brasília tem uma produção agropecuária muito rica e o que queremos mostrar é a diversidade que a cidade representa, com sua gastronomia, serviços, costumes, valores e artes. Tudo isso é uma síntese da riqueza cultural do nosso país”, apontou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca esq.), e a secretária de Turismo, Vanessa Gonçalves

 

Investimento

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Gonçalves, disse que a pasta está formando um grupo de trabalho para estudar projetos viáveis de turismo rural, ampliando as oportunidades no campo. Segundo ela, um acordo com uma empresa área de Portugal pode resultar no trânsito de 20 mil turistas europeus no Distrito Federal. “Precisamos desenvolver produtos para atender esse público”, afirmou.

 

O secretário de Agricultura, Dilson Resende, também reforçou a necessidade de investimento no turismo rural, como forma de gerar renda ao produtor e integrar o campo e a cidade. O secretário nacional de Agricultura, William Barbosa, que é funcionário de carreira da Emater-DF, também destacou a integração entre os diversos órgãos do DF e o governo federal para estimular o turismo rural.

 

Estrutura melhor

Iogurtes caseiros, sorvetes com sabores do Cerrado, açaí, cupuaçu, tilápia frita, cervejas artesanais, hortifrutigranjeiros orgânicos, queijo de leite de cabra, cogumelos, pimentas, geleias, mel, artesanato, flores e plantas ornamentais e uma deliciosa comida da roça: era possível comprar e consumir tudo isso nos 40 estandes montados no Sítio Florida, uma das propriedades participantes do Circuito Rajadinha, onde ocorreu a feira. “Neste ano, a estrutura está melhor e mais confortável para receber os visitantes. Temos uma boa rede de internet, melhoramos nossos espaços a acrescentamos brinquedos para as crianças ”, enumerou o proprietário do sítio, Arnoldo Castiglioni.

 

Orquestra Roda de Viola, que se apresentou no domingo, na Feira da Colônia

 

Oficinas de jardim e produção de mel, confecção de arranjos florais e uma aula-show com o chef Fernando Souza fizeram parte da programação. A feira encerrou no final da tarde de domingo com um concerto especial da Orquestra Roda de Viola, primeiro grupo desse formato no Distrito Federal, que apresenta arranjos de clássicos da música caipira brasileira. “Temos uma grande satisfação de tocar nessa feira, pois nosso trabalho combina perfeitamente com o clima agradável que vivenciamos aqui”, observou o regente da orquestra, Pedro Vaz.

 

Flores do tipo rosa do deserto que estavam, à venda na feira no fina de semana

 

Visitação

O período de visitas às chácaras do Circuito Rajadinha está oficialmente aberto. Quem quiser conhecer melhor o que as onze famílias da região têm a oferecer deve agendar o passeio diretamente com os produtores. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater-DF em Planaltina pelos telefones (61) 3389-1861 e (61) 3388-1915 ou pelo email planaltina@emater.df.gov.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br