Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/21 às 9h55 - Atualizado em 20/03/21 às 10h59

Veja como escolher peixe, aprenda receita de ceviche e saiba mais sobre a piscicultura no DF

 

Mercado do Peixe é opção para compra de peixe para a Semana Santa

 

 

Com a proximidade da Semana Santa, quando o consumo de peixe aumenta, a Emater-DF traz uma série de dicas preparadas sobre como escolher um peixe, além de uma receita de ceviche e informações sobre o mercado de pescado em Brasília.

 

De acordo com o coordenador do programa de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, o consumidor deve estar atento à aparência visual e ao odor do peixe. “Para o peixe fresco inteiro, observar a aparência dos olhos, que devem estar salientes e brilhantes, as brânquias devem ter coloração rosa avermelhada e a pele deve estar brilhante e sem a presença de cortes ou lesões. O peixe apresenta um odor característico, mas que não deve ser desagradável”, explica.

 

Para os filés frescos, deve-se observar a elasticidade da carne. Ao dobrar, não pode destacar ou apresentar aparência quebradiça. Para os congelados, observar a integridade da embalagem, a data de validade e a presença de gelo, que pode indicar que o produto passou por descongelamento.

 

Mercado do Peixe de Brasília, na Ceasa, tem grande variedade de pescado

 

Outro cuidado fundamental é a conservação do peixe. “É importante manter a temperatura de conservação durante o transporte do pescado para casa. Chegando na residência, manter na geladeira ou no congelador até o momento do preparo”, diz Borges.

 

Seguindo essas recomendações, o consumidor tem tudo para preparar uma refeição nutritiva e saudável. Aprenda no vídeo abaixo a como filetar tilápia e a fazer um ceviche, receita ensinada pelo extensionista Flávio Bonesso, do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF.

 

 

Com a reabertura do Mercado do Peixe, na Ceasa, o consumidor tem novamente uma opção de local que combina peixes frescos, de qualidade, e com bons preços para o consumidor e para o piscicultor.

 

A variedade de espécies encontradas é grande e o mercado prioriza a comercialização de peixes dos produtores do Distrito Federal e do Entorno. Então, o peixe sai direto da fazenda para o prato do consumidor.

 

A Coopindaiá (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil) faz a gestão e operacionalização da estrutura após vencer licitação lançada pela Seagri em dezembro de 2019.

 

Mercado de pescado do DF

Brasília é a cidade com o terceiro maior mercado consumidor de pescado no Brasil, com 45 mil toneladas de pescado comercializadas anualmente e um consumo per capita de 14,1 kg por habitante por ano (veja quadro abaixo).

 

A principal espécie produzida na região é a Tilápia do Nilo, peixe com carne saborosa e sabor suave, muito apreciada em filés, postas e inteira. Pode ser servida grelhada, frita, assada ou em moquecas.

 

De acordo com o coordenador do programa de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, existem no DF 574 piscicultores, com uma produção de 1.800 toneladas anuais. As cidades do Entorno produzem outras 8 mil toneladas. Entretanto, 85% do que é consumido em Brasília vem de outros estados e até de outros países.

 

“Nossa participação é pequena no mercado regional. Ainda há muito espaço para a atividade e temos grande vantagem de produzir numa região em que o mercado é próximo, com poder aquisitivo alto e que compra muito pescado”, explica Borges.

 

Em 2020, o Valor Bruto da Produção de peixe gerou mais de R$ 14 milhões aos produtores, o que mostra uma recuperação do setor que foi afetada pela crise hídrica no DF.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br