Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/18 às 11h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Vaqueiros cada vez mais competentes

 

Emater-DF promove curso para capacitar produtores e trabalhadores rurais na produção leiteira

 

Manejo e alimentação de animais, controle de doenças, legislação, higiene na ordenha, questões ambientais e até noções de eletricidade e hidráulica: esses foram alguns temas abordados na primeira etapa do curso Vaqueiro Competente, que a Emater-DF promoveu para cerca de 20 produtores e trabalhadores rurais no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa, na região rural do Gama. O curso terminou nesta quarta-feira (11), com a entrega dos certificados.

 

De acordo com a gerente de Agropecuária da Emater-DF, Flávia Lage, a capacitação é importante para que os trabalhadores das propriedades produtoras de leite e derivados do DF aperfeiçoem seus conhecimentos sobre todos os aspectos da produção. “Esse curso consegue suprir a demanda por mão de obra e garantir, consequentemente, uma produção leiteira com mais qualidade”, observa.

 

A produtora Verônica Cristinne, do Caub 1 (região administrativa do Riacho Fundo), possui algumas cabeças de gado, mas nunca tinha se aprofundado sobre os aspectos da sua criação. O gosto pelo curso foi tanto que ela decidiu estudar medicina veterinária. “Pretendo entender melhor como produzir e comercializar e o auxílio da Emater-DF foi fundamental”, conta. Já o trabalhador Antônio José Leite, da mesma região, comenta que a capacitação o ajudou a entender como se relacionar melhor com seus colegas. “Tratar os animais é fácil, mas o curso me fez entender como é importante ter um bom ambiente de trabalho”, explica.

 

Segundo a coordenadora do Programa de Bovinocultura da Emater-DF, Camila Braz, está prevista para o segundo semestre a realização da segunda etapa do curso. “Na ocasião, vamos explorar temas mais complexos, como bem-estar animal, produção de concentrado alimentar na propriedade, reprodução e outros”, detalha.

 

1204 vaqueiro_competente_2

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br