Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/16 às 11h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Trabalho reconhecido

 

Fórum da Agriculgura Familiar de Cristalina, coordenado pela Emater-DF, indica secretário da pasta na nova gestão municipal

 

O Fórum de Agricultura Familiar de Cristalina (GO) se reuniu na noite de segunda-feira (21) para definir o nome do secretário de Agricultura Familiar do município. Coordenado pela Emater-DF, com participação de órgãos da prefeitura, governo estadual de Goiás e do governo federal, o fórum já desenvolveu importantes debates que resultaram em melhorias significativas para a área rural da cidade goiana. O produtor rural Gilmar Matos, presidente da associação dos agricultores do assentamento Vitória, foi indicado para ser o titular da pasta na nova gestão municipal, que se inicia em janeiro de 2017.

 

De acordo com o gerente da Emater-DF em Cristalina, William Barbosa, o prefeito eleito, Daniel Sabino, prometeu, em campanha, que o secretário de Agricultura Familiar seria escolhido pelo fórum. “Todos os assentamentos e núcleos rurais indicaram alguns nomes. Durante a reunião, representantes das 14 comunidades agrícolas do município escolheram o Gilmar, um assentado que conhece bem os problemas dos agricultores. Isso fortalece nosso trabalho, que ganha mais confiança e credibilidade junto ao poder público local e à população do campo”, observou William.

 

Conquistas — Implantado em 2014, o fórum reúne representantes de todos os assentamentos de reforma agrária, agricultores e trabalhadores rurais, Emater-DF, Emater-GO, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Instituto Federal Goiano (IFG), Cooperativa Rede Terra e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Por meio desse grupo, alcançamos importantes conquistas para o meio rural do município”, comemora William Barbosa.

 

Um dos maiores ganhos dos agricultores de Cristalina foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abstecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF) e a prefeitura local. Por meio de um acordo, o Distrito Federal validou o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município goiano, o que faz com que os produtos cristalinenses possam ser comercializados livremente em Brasília. “Com isso, abrimos mais uma frente de comercialização para os agricultores do município”, explicou William.

 

A Emater-DF atende a cinco assentamentos de reforma agrária em Cristalina. O serviço é prestado em quatro deles por meio de um contrato com a empresa Furnas Centrais Elétricas, que construiu uma barragem no rio São Marcos (divisa de Goiás com Minas Gerais). O outro é atendido por meio de um convênio com o Incra. Ao todo, quase 600 famílias são beneficiadas com o trabalho da empresa brasiliense.

 

Outros benefícios conquistados pelo Fórum da Agricultura Familiar


– organização de um calendário de uso de máquinas agrícolas disponibilizadas pela prefeitura
– melhorias no sistema de saúde rural, com mais agentes comunitários e médicos nos postos de saúde do campo
– implantação de um projeto de energia solar e biodigestão, parceria com a Embrapa e recursos de R$ 600 mil do governo federal

– previsão de implantação de uma Casa de Apoio para os agricultores na sede do município

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br