Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/13 às 11h40 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Trabalhadores de Ater de todo o país se reúnem em Brasília

 

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) reúne, até sexta-feira (19), representantes de 22 estados para a primeira reunião de 2013, realizada no auditório da Emater-DF.

 

Na pauta de discussões está a criação da entidade nacional para coordenação das ações de extensão, a racionalização do uso de agrotóxicos, a seca, o cadastramento ambiental rural, a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e a necessidade de nivelar as condições salariais e de trabalho das instituições de Ater.

 

Segundo o coordenador da Faser, Manoel Saraiva, existe uma diferenciação proveniente das lideranças estaduais no que diz respeito à prioridade e importância do serviço de extensão. “É preciso haver uma equidade e a universalização da extensão. Por isso a busca de uma entidade que coordene as ações e recursos é essencial”, disse.

 

Pela primeira vez, o encontro acontece dentro de uma instituição de Ater. Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Ater (Asbraer), Júlio Zoé, isso é essencial para a atuação conjunta. “Para tratar de agricultura familiar, devemos estar juntos”, ressaltou. Zoé falou, ainda, do momento de valorização vivido pela extensão rural. “Devemos aproveitar esse momento em que o poder público passou a entender nosso trabalho. Tivemos audiências na Câmara e no Senado e é preciso trazer essa luta também dentro de cada estado, provocando seus deputados sobre o papel da extensão rural. Isso cria condições para que, quando a entidade coordenadora do sistema de Ater chegar, essa discussão já tenha sido feita”, sugeriu aos participantes.

 

O Secretário de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, falou aos participantes sobre a importância do elo entre pesquisa e extensão e das perspectivas para a criação da entidade coordenadora dos serviços de Ater.

 

O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, que assumiu o cargo no início do mês, se apresentou aos participantes e falou das recentes iniciativas firmadas pela empresa para o fortalecimento da instituição, como a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e a convocação de concursados. “Espero que neste evento mine o que temos de melhor para a agricultura familiar: os processos de educação popular e a garantia de acesso às políticas públicas de forma rápida”.

 

A abertura do evento também contou com a presença dos deputados Vander Cock/PA e Heloino Bonghass/RS e do presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF, Ecarlos Carneiro.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br