Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/16 às 11h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Terceira etapa da Expedição Safra-Brasília destaca uso racional da água

 

Nesta quinta-feira (25), a Semana de Tecnologia do Rio Preto reuniu produtores do núcleo rural e instituições públicas para o encontro técnico da Expedição Safra-Brasília: Culturas Irrigadas.

 

O objetivo foi apresentar o diagnóstico feito na terceira etapa da Expedição e discutir alternativas para o aumento da disponibilidade hídrica e uso racional da água na agricultura. Especialistas da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Embrapa Cerrados, Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) apresentaram dados de monitoramento hidrológico, políticas públicas disponíveis e iniciativas realizadas em conjunto com produtores para o uso racional da água.

 

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Sebastião Márcio de Andrade, a falta de chuvas e a situação de emergência decretada foram determinantes para que a terceira etapa da Expedição tratasse do uso da água para irrigação. “Foram verificados 246 pivôs e 115 propriedades, em 13.625 hectares de área irrigada no Distrito Federal. O diagnóstico contribuirá para que sejam criadas políticas públicas próximas à realidade dos agricultores. O relatório servirá tanto para as instituições públicas quanto para próprios os produtores”, disse Sebastião.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, “já se foi o tempo em que a Semana de Tecnologia apresentava a tecnologia em si. Agora é tempo de a atividade agropecuária, que enfrenta reflexos de preço e clima, buscar a adaptação. Nosso desafio é refletir junto com os produtores a necessidade de adaptação à nova realidade e construir novas políticas. E a Emater está aqui a serviço de todos, na medida em que cada um precisa”.

 

Plano de Manejo e Conservação da Água e Solo

 

O secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, anunciou que a Bacia do Extremo será uma das prioritárias a serem trabalhadas no Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo. “Vamos discutir as ações e firmar parcerias com os produtores para ajudarem a melhorar a disponibilidade hídrica da região. O compromisso é iniciar em setembro a mobilização dos produtores e o planejamento das ações”, disse o secretário.

 

 O presidente da Cooperativa Agrícola do Rio Preto, Valter Baron, acredita que “não é o governo que vai atuar nos problemas sozinho, cabe a nós, agricultores, trabalharmos em conjunto”.

 

Para o presidente da Ceasa, José Deval, a atuação do Sistema Público da Agricultura (Emater, Seagri e Ceasa) é essencial para que não faltem produtos para comercialização e consumo da população.

 

Semana de Tecnologia do Rio Preto

 

A Semana de Tecnologia do Rio Preto termina neste sábado (27), com campanha de vacinação antirrábica e baile do chopp. O evento é realizado pela Emater-DF, Associação Mista, Cooperativa Agrícola do Rio Preto e pela Associação de Produtores do Rio Preto (Aprorp).

 

Confira a programação:

 

27/08/2016 (SÁBADO)
09h às 16h – Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos
Local: Emater-DF (N. R. Rio Preto)
22h – XXXII Baile do Chopp do Rio Preto
Local: APRORP (N. R. Rio Preto)

 

2508 expedicaosafra5

2508 expedicaosafra6

2508 expedicaosafra3

2508 expedicaosafra2

2508 expedicaosafra7

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br