Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/17 às 15h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Tecnologia a serviço do campo

 

Emater-DF oferece curso de operação e gestão de implementos agrícolas na área rural de São Sebastião

 

Agricultores da região de São Sebastião participaram, na última semana, de um curso promovido pela Emater-DF para operação de patrulhas mecanizadas. Ao todo, foram 40 horas de aulas, entre os dias 7 e 11 (de segunda a sexta), quando eles foram capacitados para trabalhar com tratores e implementos como arados, grades, roçadeiras e plantadeiras. Cerca de 20 pessoas participaram da atividade, que ocorreu no assentamento Nova Camapuã.

 

De acordo com o extensionista José Gonçalves do Nascimento, do escritório da Emater-DF em São Sebastião, a ideia surgiu a partir da cessão de uma patrulha com 12 implementos aos assentamentos Nova Camapuã, 1º de Julho, 15 de Agosto e outros da região. “Além de operar as máquinas, o curso qualifica o pessoal para a gestão dos equipamentos”, observou.

 

O agricultor Ambeltro Marques Ferreira fez questão de sair do assentamento Oziel Alves III, em Planaltina, para participar do curso. “Além de ampliar meus conhecimentos, tive a oportunidade de conhecer outros trabalhadores rurais, com quem posso dividir experiências”, comentou. A comunidade onde ele vive e planta milho-verde, abóbora, feijão e pimentão também recebeu uma patrulha mecanizada por meio de cessão, há cerca de dois meses.

 

Ambeltro, natural de Iaciara (GO), vive em Brasília desde criança. Depois de trabalhar em comércio no Plano Piloto, decidiu se dedicar ao cultivo de hortaliças, sua “verdadeira vocação”. “Agora pretendo terminar o curso de agronomia e intensificar o trabalho na lavoura. O apoio da Emater-DF ao nosso trabalho é fundamental. Com as máquinas, podemos elevar o nível da comunidade e, consequentemente, aumentar a renda das famílias”, vislumbra.

 

José Gonçalves acrescenta que a chegada dos tratores e implementos trará mais agilidade na lavoura, além de integrar os moradores. “O trabalho que um agricultor leva um dia inteiro para fazer poderá ser concluído em uma hora. E a gestão do equipamento será compartilhada, com regras e critérios claros, o que vai fortalecer o espírito de organização social”, explicou.

 

Responsabilidade — As patrulhas mecanizadas foram cedidas aos agricultores pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). O contrato prevê a utilização dos equipamentos por cinco anos. Os produtores se responsabilizam pela manutenção e controle das máquinas, que voltam para o GDF ao fim do período. A cessão é feita por meio de chamada pública. O curso realizado na semana passada foi realizado pela Emater-DF em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

1408 curso_tratorista

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br