Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/17 às 16h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Taquara recebe a Semana do Pimentão

 

Desafios da produção foram abordados pela Emater-DF em evento na área rural de Planaltina. Degustação de pratos com o legume (foto) foi um dos destaques do evento

 

O núcleo rural Taquara (região administrativa de Planaltina) é referência na produção de hortaliças. Dentre elas, o destaque é o pimentão, produzido em estufa e campo aberto. Para apresentar a atividade e mobilizar os produtores e comunidade, a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), em parceria com a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura realizaram, na última semana, entre os dias 16 (quarta) e 19 (sábado), a 19ª Semana do Pimentão. Oficinas, debates e atividades culturais fizeram parte da programação.

 

A edição deste ano teve como foco a divulgação de técnicas para combate de pragas e o enfrentamento da crise hídrica. “Diante de tantos desafios, os produtores têm se mostrado firmes e a Emater-DF é parceira neste momento”, afirmou o presidente da empresa, Argileu Martins, na solenidade de abertura que marcou a semana, na útlima sexta-feira (18). A empresa promoveu, em parceria com a Embrapa, palestras sobre controle de doenças e boas práticas agrícolas.

 

A produção local de pimentão é a que mais incorpora tecnologia no país, uma vez que se vale de técnicas modernas de irrigação, como o gotejamento, e de estruturas como estufas. “Hoje, o DF produz cerca de 120 toneladas de pimentão por hectare, produtividade bastante superior à média nacional, de 50 toneladas por hectare”, compara o gerente do escritório da Emater-DF na Taquara, Fabiano Carvalho.

 

Degustação — Um dos destaques da abertura oficial da semana na sexta (18) foi a degustação de pratos com pimentão, preparados pela equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF. “As pessoas usam o legume principalmente como tempero, mas ele pode ser o ingrediente principal em várias receitas”, explicou a gerente do Centrer, Sandra Cristina de Sousa. Entre as delícias oferecidas estavam pratos salgados, como o pimentão recheado e o yakisoba, e doces, a exemplo do manjar e o surpreendente brigadeiro de pimentão.

 

2108 semana_pimento_palestra

Palestra sobre controle de pragas reuniu mais de 50 agricultores 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br