Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/17 às 9h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Tanques lonados garantem economia de água

 

Emater-DF em Planaltina entregará 18 reservatórios revestidos a produtores do núcleo rural Santos Dumont na próxima sexta (23)

 

O núcleo rural Santos Dumont, localizado na região administrativa de Planaltina, possui 86 chácaras e uma forte produção de hortaliças e frutas como limão, abacate e manga. No período de seca, a comunidade sofre com a pouca oferta de água, que vem do ribeirão Pipiripau. Para diminuir esse problema, a Emater-DF elaborou um projeto de construção de tanques lonados. Na próxima sexta-feira (23), serão entregues 18 equipamentos em 15 chácaras.

 

De acordo com a gerente da Emater-DF em Planaltina, Bruna Beleosoff, os tanques lonados são utilizados na irrigação das lavouras. “As lonas evitam a perda de água por infiltração no solo. É apenas uma das iniciativas que pretendemos implantar na comunidade para otimizar a captação e uso da água na atividade agrícola”, explica.

 

Nas próximas semanas, técnicos da Emater-DF irão acompanhar a utilização dos reservatórios na irrigação para medir os ganhos que cada produtor terá ao adotar o novo equipamento. A ideia é demonstrar a eficácia dos tanques e ganhar novos adeptos. A implantação das lonas tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br