Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/15 às 10h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Também temos agricultores urbanos

 

Não é só no meio rural que encontramos pessoas engajadas em produzir alimentos. No Distrito Federal também possuímos diversos agricultores urbanos, capazes de mobilizar e agregar pessoas para a educação e uma alimentação mais saudável. São mais de 100 hortas escolares, comunitárias e outras localizadas em diversos centros assistenciais da rede pública do DF.

 

O Centro de Ensino Especial 02, localizado na quadra 612 da Asa Sul, por exemplo, é referência para diversas outras. Lá, professores, alunos e parceiros, como a Emater-DF, contribuem com uma área de 1000 m² de hortas suspensas e mais uma grande área de pomar.

 

A escola atende mais de 400 crianças e adolescentes especiais e tem a horta como ferramenta pedagógica e de terapia. Além disso, sua produção é utilizada na merenda dos estudantes, garantindo uma diversidade de alimentos.

 

Além de hortaliças e ervas medicinais, o espaço conta com plantas ornamentais. “Alunos ajudam na manutenção da horta, apreciam a beleza das plantas e sentem os diferentes cheiros e texturas”, conta o professor Giorlando Alves Menezes, um dos responsáveis técnicos da horta.

 

As aulas retornam na próxima semana e os agricultores urbanos já estão com a mão na terra para receber os alunos.

 

Segurança alimentar — O programa de Agricultura Urbana da Emater-DF incentiva a segurança alimentar e a geração de renda com o apoio a hortas comunitárias e escolares. Neste ano, empresa já atendeu a mais de 70 hortas e qualificou diversas pessoas como multiplicadores de conhecimentos no cultivo de alimentos orgânicos. Além disso, a Emater-DF fornece assistência técnica e insumos (sementes, adubos e ferramentas) para hortas escolares e também as comunitárias formalizadas, ligadas a uma associação.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br