Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/19 às 14h47 - Atualizado em 15/02/19 às 14h47

SOS DF otimiza o cotidiano das escolas e comunidades rurais

A diretora do Centro de Ensino Fundamental Jardim I, Ângela Maria Natividade Ribeiro: “O governo ouviu os anseios da comunidade”

 

 

Ângela Maria Natividade Ribeiro, diretora do Centro de Ensino Fundamental Jardim II, no Núcleo Rural Jardim (região administrativa do Paranoá), conta que há mais de 20 anos a região não recebia assistência do governo. Com a criação do SOS DF Rural, essa realidade mudou. “Nós éramos esquecidos”, diz a professora. “Foi a primeira vez que vieram aqui ouvir os anseios da comunidade. ”

 

Os problemas eram muitos. Ângela lembra que havia mato e lixo espalhados perto da escola, situação que, após o SOS DF Rural, foi resolvida. “Tinha muito entulho, insetos e ratos. Essa foi uma ação que fez 100% a diferença na zona rural, principalmente aqui, que é a comunidade do DF mais distante do centro urbano. ” Os agentes do programa fizeram limpeza, podas de árvore e manutenção das estradas.  “Estamos muito felizes com o atendimento e a presteza do nosso governo”, destaca a diretora. A comunidade nunca tinha visto isso acontecer. ”

 

Maria Lúcia, diretora da Escola Classe Barra Alta (região administrativa de Planaltina), também aprovou a iniciativa. “Hoje temos um ambiente agradável”, elogia. “Estávamos precisando desses trabalhos, da roçagem, aterro, melhora do escoamento da água da chuva, poda e recolhimento de entulho. Essas ações melhoram a segurança de nossos alunos, diminuindo o risco de acharmos cobras e outros bichos na escola. Tenho certeza que isso contribuirá para um melhor aprendizado dos estudantes. ”

 

Ações — O SOS DF Rural é uma ação do Governo do Distrito Federal realizada por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com Caesb, CEB, Emater-DF, Ceasa-DF, DER-DF, SLU, Novacap e com as administrações regionais, que têm atuado intensamente na manutenção e recuperação das estradas rurais do DF. O trabalho também inclui rastelarem, pintura dos meios-fios, encascalha mento, revitalização de Pontos de Encontro Comunitário (PECs), pequenas reformas e solicitação à CEB para a recuperação da iluminação pública.

 

Entre as localidades que já foram contempladas com o SOS DF Rural, destacam-se os núcleos rurais Jardim, Capão Seco, Cariri, Café Sem Troco e Barra Alta, Lamarão, Buriti Vermelho, Suçuarana, Itapevi, Tabatinga e PAD-DF — todos nas áreas do Paranoá e Planaltina —, além das rodovias DF-270; DF-120, DF-285, DF-295, DF-205 e marginais.

 

O secretário de Agricultura, Dílson Resende, explica que a intenção é de atender emergencialmente à população rural em questões que estavam abandonadas, dando uma atenção mais efetiva. “A comunidade se sente lembrada e atendida. Havia galhos nos telhados das escolas, oferecendo risco para os alunos e funcionários, lixo e entulho. Nosso objetivo agora é manter esse trabalho para que não cheguemos a esse estado novamente”, diz.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br