Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/17 às 16h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Sobradinho tem forte produção agropecuária

 

Emater-DF realiza a 1ª Semana do Produtor com diversas atividades na zona rural e na área urbana. Programação começou nesta sexta-feira (2), com visita técnica (foto)

 

Criada em maio de 1960 para abrigar a população que vivia nos acampamentos das empreiteiras que construíram a nova capital do país, Sobradinho se transformou em uma das cidades mais simpáticas e com melhor qualidade de vida no Distrito Federal. Com uma população de 85 mil habitantes — dos quais 17 mil estão na área rural —, a região se destaca também por sua produção agrícola. Parte dessa riqueza será apresentada pela Emater-DF durante a 1ª Semana do Produtor Rural de Sobradinho que começou nesta sexta-feira (2) e vai até a próxima quinta (8).

 

A programação inclui reuniões, palestras e visitas técnicas sobre temas de interesse dos agricultores, como alimentação de aves, cultivo protegido, redução do consumo de água na produção, manejo da irrigação e outros. O destaque, no entanto, fica com o Dia Especial no Parque Jequitibá, no domingo (4), quando haverá exposição de produtos da agricultura familiar, oficinas de gastronomia e mostra de hortas urbanas. “Com essa atividade, queremos promover a integração entre a população urbana e a rural. É uma forma de valorizar quem produz os alimentos que consumimos”, aponta a engenheira agrônoma Clarissa Ferreira, do escritório da Emater-DF em Sobradinho.

 

A semana começou nesta sexta-feira (2) com uma visita técnica à Fazenda Malunga, uma das maiores referências em produção orgânica de alimentos no país. Cerca de 40 agricultores que já trabalham com essa atividade ou estão em processo de transição agroecológica participaram da visita.

 

Hortaliças em geral, mandioca, banana, maracujá e aves são as principais atividades agropecuárias de Sobradinho. A cidade possui também diversas agroindústrias que produzem pães, biscoitos, doces e alimentos veganos.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br