Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/19 às 9h04 - Atualizado em 30/09/19 às 9h04

Sistema que capta água da chuva vai irrigar horta comunitária no Guará

Valdemar Faustino, que irriga, maneja e cuida da horta comunitária do Guará

 

A horta comunitária do Guará passa a contar, a partir de agora, com um sistema de captação de água da chuva para irrigação. O sistema, elaborado pela Emater-DF, deve entrar em operação assim que a caixa d’água estiver cheia pelas chuvas previstas para outubro.

 

Final de encontro técnico de hortaliças folhosas reúne 130 produtores na Vargem Bonita
Distrital discute implantação de horta pedagógica da Emater-DF com emenda parlamentar
Propriedade de hortaliças orgânicas recebe selo de Boas Práticas Agropecuárias
Casal troca hortaliça por peixe e chega a 12 toneladas de pescado por ano

 

O engenheiro-agrônomo Rogério Vianna, coordenador do Programa de Agricultura Urbana da empresa, visitou a horta nesta sexta-feira (27) em companhia das assessoras Glória Beatriz Gomes e Gabrielle Ribeiro Lobão, da Superintendência de Projetos Especiais da Adasa, e da professora Jaqueline Martins de Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia.

 

Durante o encontro, as assessoras da Adasa e a professora de Ciências conheceram de perto o sistema, que foi instalado com recursos de emenda parlamentar. “Cada metro quadrado de telhado resulta numa economia de mil litros de água por ano”, explicou Vianna, mostrando que o excedente é lançado no solo para abastecer um poço profundo e os lençóis freáticos. “Com quatro ou cinco chuvas, a caixa estará cheia”, observou o agrônomo, lembrando que o recipiente tem capacidade para armazenar 15 mil litros.

 

Sistema de irrigação por gotejamento, que já está funcionando

 

A horta comunitária do Guará, localizada na QE 38, ocupa meio hectare e é mantida pela organização não governamental (ONG) Araputi. O responsável é Valdemar Faustino, que irriga, maneja e cuida do espaço. “Me sinto muito bem aqui. É como uma terapia”, conta ele, que vai de bicicleta da Cidade Estrutural, onde mora, até o Guará três vezes por semana. As colheitas são realizadas quinzenalmente, aos sábados. O projeto é desenvolvido em parceria com a Administração Regional do Guará, que cadastra os participantes e distribui o que é colhido entre creches e associações da região.

 

A professora Jaqueline, do Centro de Ensino Fundamental 10, ficou satisfeita com o que viu no Guará. “Temos uma grande quadra esportiva coberta, o que causa um considerável desperdício de água na época das chuvas. Com um sistema como esse, desenvolvido pela Emater, poderemos aproveitar melhor o recurso na irrigação da nossa horta e na higienização dos espaços da escola”, vislumbra.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br