Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/17 às 11h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Simpósio reúne técnicos e criadores de cavalos em Brasília

 

1º Simpósio de Equideocultura do DF e Ride marca o terceiro dia da PecBrasília

 

Cerca de cem pessoas estiveram presentes, na manhã dessa sexta-feira (27), ao evento que trata da importância da cadeia produtiva de criação de cavalos, asnos e mulas – equideocultura – no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride). Promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o 1º Simpósio de Equideocultura faz parte da programação da 3ª Mostra Tecnológica da Pecuária, a PecBrasília.

 

O rebanho de equídeos no Distrito Federal possui mais de 20 mil animais, sendo que destes 85% são criados para práticas esportistas. Segundo o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, essa é uma cadeia produtiva importante, que gera postos de trabalho e movimentação econômica, além de serviços associados e compras de insumos. Na avaliação de Guilherme, o simpósio tratou de temas bem pertinentes e foi proveitoso. “Com certeza vai dar subsídios aos técnicos para poderem atuar nessa cadeia, que está associada aos esportes equestres e as competições”, afirma o presidente.

 

Criador de cavalos há 37 anos, João Leal, declara ter uma enorme paixão pelos equinos e principalmente pela raça que escolheu criar, o quarto de milha. Para ele, as dificuldades que possui são normais a qualquer criador, mas, após anos de persistência, acredita que chegou a um bom padrão de qualidade. “Produzo capim, compro a ração que preciso, tenho veterinários contratados e consigo vender, então não tenho grandes problemas”, afirma. Para ele, eventos como esse são muito importantes. “Essa movimentação é importante para a cadeia produtiva”, diz João.

 

Entre os temas, o simpósio trouxe um panorama da cadeia produtiva, os pontos a serem observados para a garantia do bem-estar animal, o manejo nutricional, a reprodução equina e a emissão on-line de Guia de Trânsito Animal (GTA).

 

3ª Mostra Tecnológica da Pecuária do DF e Ride

 

A PecBrasília é uma mostra tecnológica da pecuária, realizada pela Associação dos Criadores de Zebu do Planalto – ACZP, Núcleo do Cavalo Quarto de Milha de Brasília – NQMB, Sindicato dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Distrito Federal – SINCCO/DF e apoio do Sistema de Agricultura do Distrito Federal (composto pela Emater-DF, Seagri-DF e Ceasa). A mostra tem como principal objetivo apoiar o setor agropecuário, por meio do incentivo ao incremento tecnológico e acesso a mercado dos seus produtos e serviços gerados.

 

O evento vai até domingo (29), na Granja do Torto.

 

IMG Simposio_equideocultura

 

IMG Simposio_equideocultura1

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br