Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/19 às 17h04 - Atualizado em 26/06/19 às 9h08

Servidores da Emater-DF doam sangue em abertura da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Campanha de doação de sangue entre os servidores faz parte da Sipat

 

Movidos pelo desejo de ajudar o próximo, cerca de 30 servidores da Emater-DF tiraram a manhã desta terça-feira (24) para doar sangue e ajudar a manter o estoque do banco de sangue do Hemocentro da capital do país. Milhares de pessoas pelo Brasil precisam de transfusão de sangue, um tecido vivo produzido pelo organismo humano, para sobreviver.

 

O movimento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), gestão 2018/2019, em abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa. O transporte dos funcionários foi disponibilizado pelo próprio Hemocentro.

 

Internet de alta velocidade da Emater-DF beneficia escolas, postos de saúde e da PM

Emater-DF recebe doação de agasalhos pela campanha Agasalho Solidário

 

De acordo com a extensionista Giselle Beber Canini, engenheira agrônoma e integrante da Cipa na empresa, ao planejar a Sipat, uma das questões que surgiu foi a de que deveria ter uma ação de solidariedade. Foi então que Giselle e Cláudia Coelho, também integrante da Cipa, foram ao Hemocentro e fizeram o curso de multiplicador (onde são repassadas questões como a importância da doação e o caminho do sangue doado).

 

Presidente da Emater, Denise Fonseca, diretor-executivo, Antonio Dantas, e o secretário da Agricultura, Dilson Resende, parabenizam voluntários

 

“Não existe nada que substitui o sangue e quando a gente faz esse curso eles explicam isso. Então, é muita gente que precisa desse gesto. Um ato simples e que pode ajudar muitas pessoas”, explica Giselle. “É um sentimento muito bom de poder fazer isso. É uma sensação incrível.”  

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o diretor-executivo, Antonio Dantas, e o secretário de Agricultura, Dilson Resende, parabenizaram a equipe pelo gesto altruísta na saída dos servidores da empresa para o Hemocentro.

 

Quem precisa do sangue

 

Servidores da Emater-DF durante a doação; campanha foi organizada por integrantes da Cipa

 

O sangue doado, essencialmente, é utilizado em atendimentos de urgência, em casos de cirurgias de grande porte, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas, além do tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia. Pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue.

 

Procure o Hemocentro, se informe sobre os critérios para doação e faça sua contribuição. O primeiro passo é procurar o posto de coleta mais próximo, como os hemocentros, o hemointo e o Serviço de Hemoterapia do Inca. Não há riscos para o doador. Nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, eliminando qualquer possibilidade de contaminação. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br