Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/13 às 8h49 - Atualizado em 29/10/18 às 10h47

Serviço de extensão rural completa 65 anos

 

No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) completa 65 anos de atividades no Brasil. A primeira empresa a prestar o serviço foi criada em Minas Gerais, onde cerca de 400 mil agricultores de 800 municípios são atendidos.

 

No Distrito Federal, a Emater foi criada em 1978, e está presente em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em 100% do território do Distrito Federal, contando com mais de 300 colaboradores em 18 escritórios regionais, duas unidades de articulação e um centro de treinamento, além da sede da empresa em Brasília. A Emater-DF busca oferecer qualificação, orientação e preparação ao agricultor para desenvolver sua atividade produtiva, gerando mais renda e qualidade de vida para as famílias rurais. Esse trabalho tem garantido segurança alimentar à população e uma vida cada vez mais digna para quem mora no campo.

 

Em 2014 a Emater atenderá a oito municípios do Goiás, por meio de chamada pública do INCRA, beneficiando a mais de 3,2 mil famílias. O objetivo é atender a 100% dos assentamentos. Para reforçar o quadro de pessoal e cumprir esse desafio, foram convocados só neste ano 82 empregados entre agrônomos, zootecnistas, veterinários e técnicos administrativos.

 

Extensionista Rural

 

Presentes no dia-a-dia da comunidade, os extensionistas compartilham vitórias e enfrentam também as dificuldades no meio rural. Orientam e o oferecem todo o suporte para que as famílias obtenham o sucesso em suas atividades.

 

São veterinários, agrônomos, zootecnistas, economistas domésticas, técnicos agrícolas, nutricionistas, assistente social, engenheiros ambiental e florestal, entre diversos outros profissionais que têm como principal atividade, desenvolver processos educativos que fomentem a construção da consciência critica das famílias rurais para compreensão de sua realidade possibilitando maior participação como ator do seu próprio desenvolvimento.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br