Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/16 às 10h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Seminário Nacional de Paisagismo é destaque no primeiro dia de FestFlor

Organizado pela Escola de Paisagismo de Brasília (EPB), no Auditório da Emater, o tema escolhido para esta edição foi “Paisagismo no Cerrado brasileiro: a utilização de Plantas Nativas e Adaptadas

 

A FestFlor Brasil começou nesta quinta-feira (27) e está a todo vapor. Além dos 150 estantes com flores, plantas ornamentais, insumos e mostra de decoração e paisagismo, o evento oferece aos agricultores, técnicos e ao público em geral uma série de oficinas, cursos e apresentações de artistas florais.

 

Com inscrições esgotadas, o Seminário Nacional de Paisagismo foi um dos principais destaques do primeiro dia. Com o tema Paisagismo no Cerrado brasileiro: a utilização de Plantas Nativas e Adaptadas, o evento acontece até esta sexta-feira (28) e é organizado pela Escola de Paisagismo de Brasília (EPB), no Auditório da Emater, como objetivo de capacitar e atualizar estudantes e os profissionais do setor, com participação e especialistas do setor.

Para os técnicos da Emater-DF, a atividade é uma excelente forma de atualização e capacitação. Carlos Morais, extensionista da Emater-DF, destacou a importância da participação dos técnicos da empresa na atividade.

 

“Participar desse tipo de capacitação é essencial para atualizar conhecimentos. É um privilégio poder ter contato com pessoas que são referência no assunto. Estamos aprendendo com quem mais entende sobre paisagismo no Brasil. No final, essa capacitação reflete diretamente na produtividade dos agricultores, que irão receber melhores orientações por parte de nós, técnicos”, disse Carlos.

 

O Diretor Executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques, também esteve presente no seminário e ressaltou a importância de todos os órgãos do Governo de Brasília envolvidos com a agricultura apoiarem o setor de flores e paisagismo no DF. “Estando cada vez mais envolvidos, e dando um suporte cada vez maior aos produtores rurais do DF, incentivaremos as produções em maior escala, o aumento da qualidade e o crescimento do setor como um todo”, disse o diretor.

 

Busca por conhecimento

 

As unidades locais da Emater-DF levaram agricultores interessados na produção de flores e plantas ornamentais para a FestFlor Brasil. A unidade que atende assentados em Cristalina, por meio de convênio com Furnas, levou, em parceria com a Rede Terra, mais de 40 agricultoras de assentamentos de Cristalina, Luziânia e Cidade Ocidental.

 

Segundo o Extensionista da Emater-DF, William Barbosa, “além de darmos a assistência técnica para que iniciem o cultivo de flores, as levamos para esses eventos para que possam trocar experiências com quem já produz e comprar materiais para produção”.

 

A agricultora do assentamento Vista Alegre, Irma Furtado, acredita que eventos como esse trazem muito aprendizado. “Aprender e cada vez mais usar o conhecimento é que nos vai fazer um dia chegar onde queremos. Gosto muito de árvores e orquídeas. Ver a diversidade de plantas nesse evento nos ajuda a ter ideias do que produzir”, conta.

 

As agricultoras participaram também de um curso para confeccionar flores ornamentais, feitas com folhas e sementes fáceis de encontrar em suas propriedades.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br