Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/18 às 11h45 - Atualizado em 7/12/18 às 16h05

Seminário interno tem balanço e homenagens

 

Nessa quinta-feira (6 de dezembro), data em que se comemorou o Dia Nacional do Extensionista Rural e os 70 anos de atividades do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) no País, a Emater-DF realizou o tradicional seminário interno de final de ano, no auditório da Câmara Legislativa.

 

A programação incluiu um balanço de gestão do período de 2015 a 2018, apresentado pelo presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro. Nos últimos quatro anos, a empresa viabilizou um aumento de 53% no número de produtores com acesso a políticas públicas, de 35% na participação deles em organizações sociais, de 30% no número de propriedades com uso de práticas sustentáveis, de 18% no número de ocupações laborais e de 33% no valor bruto da produção.

 

Para o presidente, é importante analisar o cenário, pensar no futuro e na estratégia para se alcançar os objetivos da instituição. “Os produtores estão cada vez mais tecnificados, com acesso à informação, adotando projetos produtivos e, a agricultura da próxima década vai ser diferente. Vejo muita garra e capacidade na Emater para que possamos nos adaptar aos cenários e continuar melhorando nosso serviço cada vez mais”, disse Roberto.

 

O secretário de Agricultura, Argileu Martins, que foi presidente da Emater-DF por quase três anos nesse período, parabenizou aos extensionistas. “É importante lembrar como era a área rural do DF 40 anos atrás e ver como mudou com contribuição do trabalho de extensão rural”.

 

A diretora executiva da Emater-DF, Isabel Cristina Lima, destacou o papel dos extensionistas nos resultados relacionados ao desenvolvimento humano, econômico e ambiental do meio rural. “O produtor necessita de conhecimento mas também desse grupo de pessoas próximas, que são os extensionistas, que acreditam na capacidade do produtor, que os encorajam e orientam para terem sucesso”, disse.

 

Já a diretora executiva da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Abraer), Mariana Matias, ressaltou a parceria entre as instituições e parabenizou os extensionistas pelo trabalho que leva qualidade de vida aos produtores.

 

O presidente da associação de servidores da Emater-DF, Bruno Aquino, destacou o alcance da Emater no meio rural “Segundo o sendo agropecuário 2017, o serviço de assistência técnica no DF atinge 67% das propriedades. Estamos em primeiro lugar no país. Isso mostra como nosso serviço é diferenciado”, contou.

 

Homenagens

 

A programação também incluiu momentos de homenagens, apresentação do trabalho junto aos assentamentos, o painel de resultados e a palestra motivacional “Pensando coletivamente o futuro”, ministrada pela psicóloga Iara Bayma, além de dinâmicas.

 

A Emater-DF

 

No Distrito Federal, a Emater foi criada em 1978, e está presente em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em 100% do território do Distrito Federal, contando com mais de 300 colaboradores em 17 escritórios regionais, duas unidades de articulação na Embrapa Cerrados e Hortaliças, um centro de treinamento, além da sede da empresa em Brasília.

 

Presentes no dia a dia das comunidades rurais, os extensionistas são agentes de desenvolvimento. Agrônomos, veterinários, técnicos em agropecuária, zootecnistas, técnicos em agroindústria, economistas domésticas, engenheiros ambientais, florestais e de alimentos e outros profissionais fazem parte do corpo técnico que orienta diretamente o produtor rural e sua família, na busca de soluções adequadas quanto aos aspectos técnicos, gerenciais, econômicos, ambientais e sociais.

 

A Emater-DF busca oferecer qualificação, orientação e preparação ao agricultor para desenvolver sua atividade produtiva, gerando mais renda e qualidade de vida para as famílias. Esse trabalho também tem contribuído para a segurança alimentar da população da cidade, que consome alimentos frescos e de melhor qualidade.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br