Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 19h25 - Atualizado em 11/12/19 às 19h27

Seminário Institucional apresenta resultados de 2019 e diretrizes para 2020

 

Nivelar informações e promover a motivação e a coesão corporativa foram os principais objetivos do Seminário Institucional 2019, realizado nesta terça-feira (10), no Instituto Sezerdello Corrêa. Mais de 300 funcionários da Emater-DF participaram do evento, que contou também com a premiação de empregados e equipes destaques de 2019.

 

Além dos dirigentes da Emater-DF, Denise Andrade da Fonseca e Antônio Dantas, a abertura contou com a presença do Secretário de Agricultura, Dilson Resende, do Secretário-executivo das Cidades, Fernando Leite, do presidente da Novacap, Cândido Teles, do superintendente Federal de Agricultura no DF, William Barbosa, do presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, e do presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF, Bruno Aquino.

 

  • Resende agradeceu pelo trabalho conjunto realizado este ano e disse que os compromissos de 2019 foram cumpridos graças às parcerias. “Que em 2020 continuemos trabalhando conjuntamente, com a Seagri elaborando políticas e a Emater-DF executando. Desejo que a agricultura do DF seja pujante e cumpra seu papel social e econômico.”

 

O secretário Fernando Leite destacou que a Emater é uma empresa de excelência. “Estamos no DF, que foi planejada pelo JK para ser mais do que a capital, para ser polo irradiador de desenvolvimento. E a agricultura tem esse papel de ser excelente, um polo irradiador de desenvolvimento, de tecnologia. Levar a todo o Brasil aquilo que há de mais moderno, mais tecnológico para todos os brasileiros. E esse seminário mostra que a Emater faz projeções para o futuro e tem como missão puxar esse trem do desenvolvimento para fora de nossas divisas.”

 

Já o presidente da Novacap, Cândido Teles, destacou que é a agricultura que mantém o equilíbrio da balança comercial do Brasil. “E isso é resultado do trabalho e suor de vocês. A Emater-DF sai na frente, se preparando para 2020, por meio de uma gestão compartilhada. É prazeroso trabalhar num governo que faz investimentos para a sociedade”, disse.

 

Wilder Santos, presidente da Ceasa, disse que “a agricultura é um vício”. “Quem entra não sai. É muito gratificante levar desenvolvimento para as famílias que precisam. A Emater é uma empresa com excelentes técnicos, que tornam isso possível.”

 

 

O superintendente Federal de Agricultura no DF, William Barbosa, falou que a Emater-DF é um “celeiro de líderes”, de gestores, de pessoas preocupadas com a população. “A Emater-DF é o braço operacional para executar as políticas de desenvolvimento. Parabéns pelo trabalho de vocês. Hoje temos cinco projetos juntos e mais programados para 2020.”

 

O presidente da Associação de Servidores da Emater-DF, Bruno Aquino, agradeceu o apoio da direção e do secretário de agricultura às demandas dos funcionários e ressaltou que “a Emater é uma empresa muito qualificada, com  número de pós-graduação e mestrado maior que a quantidade de empregados”.

 

Resultados

Na apresentação de resultados, a presidente Denise Fonseca pontuou que nesta gestão a empresa atua alinhada às políticas de Estado, de fortalecimento da assistência técnica e extensão rural (Ater).

 

Entre os pontos destacados pela presidente estavam as ações provenientes de acordos de cooperação, contratos e convênios executados em 2019, as emendas parlamentares e perspectivas para 2020.

 

O diretor Antônio Dantas destacou os resultados de 2019, mostrando que a Emater aumentou em mais de 30% a quantidade de atendimentos. Neste ano atendeu a 11,4 mil produtores em todo o DF, com 150 mil atendimentos.

 

Ele também destacou o alinhamento estratégico das ações com o Plano Plurianual 2020-2023 e com o Planejamento Estratégico do DF.

 

Também foram definidas as cadeias produtivas prioritárias a serem trabalhadas: avicultura, bovinocultura, piscicultura, olericultura, fruticultura e floricultura.

 

Em relação ao Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer), planeja-se acrescentar nas suas atividades a agricultura e pecuária, com qualificação de mão de obra rural, e fortalecer sua atuação como estratégia de divulgação da empresa.

 

Também foi apresentado o projeto de criação de unidades descentralizadas de capacitação, uma na chácara nº 39, em Taquara, e outra no parque de exposições agropecuárias de Brazlândia.

 

Outro destaque deste ano foi a criação do aplicativo DFRural, que dispõe de serviços como cartão do produtor, caderneta de campo, preços da Ceasa a acesso ao cadastro de vagas do banco de empregos rurais.

 

Em relação à conectividade também foram criadas as praças digitais, com wi-fi nas proximidades dos escritórios da Emater no Pipiripau, Alexandre de Gusmão, PAD-DF, Jardim, Tabatinga e Rio Preto.

 

Os projetos de agricultura urbana, creche rural, de inclusão sócio-produtiva  das mulheres rurais, juventude e sucessão rural, energias renováveis, segurança hídrica, saneamento rural, entre diversos outros foram apresentados.

 

 

Homenagens

O evento também contou com momento de premiação de equipes e empregados destaques, das áreas meio e fim, e homenagens de extensionistas para extensionistas.

 

No final do evento, a presidente da Emater-DF, Denise Andrade, disse que acredita que é importante maximizar sentimento de pertencimento junto aos empregados. “A gestão da empresa valoriza vocês. Queremos implantar um programa de qualidade de vida na Emater. Se nossa raiz for forte, nossa árvore dará muitas e flores e frutos como os que colhemos este ano”, disse no encerramento do seminário.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br