Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/19 às 17h03 - Atualizado em 1/10/19 às 8h52

Seminário discute uso racional da água e meios tecnológicos de preservação

Denise elogiou a atuação da FAP na criação do grupo Águas do DF e refirmou a importância do encontro

 

Discutir inovações e tecnologias no uso racional e na conservação da água no Distrito Federal foram alguns dos objetivos do seminário Águas do DF, realizado na tarde desta segunda-feira (30), no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade de Brasília (UnB). O encontro envolveu as áreas de ciência e tecnologia, meio ambiente e representantes de órgãos públicos para debater o tema.

 

Durante o evento, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a atuação da empresa para o uso e manejo racional de água pelos produtores rurais. “Promover e implantar as práticas de manejo e conservação da água e do solo, com foco da adequação ambiental da infraestrutura e da produção rural, são metas da empresa”, afirmou. 

 

A presidente elogiou a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) na atuação em prol da causa e pela formação do grupo Águas do DF. Ela  também reafirmou a importância do evento na promoção do debate entre os diferentes setores da sociedade e do governo em busca de soluções.

 

Denise citou projetos da empresa em prol do meio rural, como o de saneamento rural

 

O presidente da FAP-DF, Alexandre André dos Santos, ressaltou o compromisso do órgão. “Da parte da FAP, a nossa missão maior é contribuir com estratégias de fomento que consigam garantir que a pesquisa e todo desenvolvimento na área de ciência, tecnologia e inovação consigam convergir nessa grande questão que é a questão da água”, destacou.

 

Representando a Adasa, Gustavo Carneiro falou sobre a importância da iniciativa. “A gente sabe que todo conhecimento vem para agregar nas nossas ações. A Adasa fica muito feliz com esse tipo de iniciativa”, afirmou.

 

O secretário de Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho, apontou o direito humano à água e a necessidade de gerir o recurso para garantir sua disponibilidade em quantidade e qualidade para os usos diversos. “Lembrando que, em caso de escassez, devem ser destinados prioritariamente para o consumo humano e dessedentação animal”, disse.

 

O evento, organizado pela FAP, contou ainda com a participação do diretora-adjunta do Jardim Botânico de Brasília, Elayne Palma Borba, o diretor-adjunto do Jardim Zoológico de Brasília, José Carlos Lopes, o diretor do Instituto Biológico da UnB, Jaime Santana, e o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br