Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/14 às 17h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Seminário discute o desenvolvimento da agroecologia

 

Com o tema “Agricultura Familiar e Políticas Públicas”, o IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno começou nesta terça-feira (7) e reúne cerca de mil pessoas para troca de experiências e discussão de propostas para a agricultura familiar, tendo como base a agroecologia.

 

O evento será realizado até quinta-feira (9), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Participam da programação agricultores familiares, estudantes, professores, técnicos de assistência técnica e extensão rural, pesquisadores e consumidores em geral.

 

Segundo o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se o país está entre os países livre da fome e subalimentação, isso se deve ao trabalho junto à agricultura familiar. “Vocês trazem um novo modo de viver e de relacionamento com os recursos naturais”, disse aos produtores presentes.

 

Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, o evento contribuirá para a disseminação de experiências tanto na organização social quanto na produção. “A agroecologia é uma exigência de quem vive na cidade. O urbano exige uma alimentação saudável e meios de produção que respeitem o meio ambiente. É com a aliança da população urbana e rural que temos que discutir nossas estratégias para fazer um novo tipo de agricultura”, falou.

 

O Secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, destacou que as políticas públicas devem ser pensadas como ferramentas para o desenvolvimento da agricultura familiar e orgânica. “O evento também deve contribuir para a reflexão sobre como as várias políticas públicas disponíveis devem ser articuladas para o desenvolvimento rural”, disse Lúcio.

 

Programação – O Seminário vai contar com mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos orais e pôsteres sobre diversos temas relacionados à agroecologia. Paralelamente, será oferecida uma programação cultural, com místicas de povos indígenas e comunidades tradicionais; plantio de mudas e até uma feira de troca de sementes crioulas.

 

Para conferir a programação completa, acesse:
http://agroecologiadf.akamido.com/

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br