Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/16 às 11h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Semana de Integração Rural mobiliza Vargem Bonita

 

Em 1957, o presidente Juscelino Kubitscheck convidou alguns integrantes da colônia japonesa de Mogi das Cruzes (SP) para se instalarem nos arredores da nova capital do país. O objetivo era formar um dos cinturões verdes previstos no plano urbanístico de Lucio Costa, garantindo assim a produção de alimentos para a população da cidade. Abrigados no Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita, esses agricultores fizeram da região uma referência no cultivo de hortaliças folhosas. Para divulgar a importância da agricultura local, a Emater-DF promoveu a 7ª Semana da Integração Rural da Vargem Bonita. O evento se encerrou no último sábado (13).

 

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF da Vargem Bonita, Claudiney Machado Vieira, a região não se restringe à produção de folhosas. “Aqui se produz vários tipos de hortaliças, além de frutas, ovos, leite e até algodão e urucum. A Semana de Integração é uma vitrine dessa diversidade característica da Vargem Bonita”, aponta. O escritório atende a aproximadamente 450 produtores em dez núcleos rurais nas regiões administrativas do Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Guará.

 

O encerramento da semana foi marcado pela mostra agrícola e premiação dos três agricultores que se destacaram. Alface, couve, repolho, salsa, coentro, cebolinha, tomate, laranja, limão, toranja, alho, vagem, abóbora, cenoura, gengibre, açafrão e até urucum e algodão estavam entre os produtos em exposição. Roberto Gomes (1º lugar), Alexandre Kussaba (2º lugar) e Fabio Tabata (3º lugar) foram os vencedores da mostra. Servidores da Emater-DF e da Administração Regional do Park Way avaliaram o padrão comercial dos alimentos: cor, tamanho e formato.

 

Certificado — Durante o evento, a gerente de Boas Práticas Agropecuárias da Secretaria de Agricultura, Lara Souza, entregou o certificado de Boas Práticas para a agricultora Lúcia Suji, que cultiva alface, brócolis, salsa, coentro e outras hortaliças no núcleo rural Riacho Fundo I. “Esse documento garante a segurança alimentar do consumidor e vai valorizar o meu produto”, comemorou Lúcia, que comercializa em mercearias e lanchonetes.

O Programa de Boas Práticas Agropecuárias – Brasília Qualidade no Campo foi lançado em julho deste ano pelo Governo de Brasília. Os agricultores que aderem ao projeto têm suas propriedades avaliadas em aspectos técnicos, sociais e ambientais. Caso a chácara esteja de acordo com as legislações específicas, recebe o certificado e um selo de garantia. A agricultora Lúcia Suji foi a décima a obter o documento — e a primeira da região da Vargem Bonita.

 

Programação — A 7ª Semana de Integração Rural começou no sábado (dia 6), com o Encontro Técnico de Produtores de Hortaliças Folhosas do DF. Mutirão de limpeza de chácaras; palestras sobre prevenção a incêndios, piscicultura, criação orgânica de aves e legislação ambiental; concurso de receitas; e cavalgada rural fizeram parte da programação. Após a premiação dos vencedores da mostra agrícola, os visitantes participaram do Festival de Comida Japonesa, promovido pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira da Vargem Bonita.

 

15.08 lucia suji certificado BPA
A agricultora Lúcia Suji foi a primeira da Vargem Bonita a receber o Certificado
de Boas Práticas Agropecuárias, emitido pela Secretaria de Agricultura

 

 

15.08 exposio agrcola
O cultivo de hortaliças folhosas é o carro-chefe da produção local, embora outras 
culturas também se destacam

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br