Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/18 às 8h47 - Atualizado em 18/06/18 às 8h48

Segurança Alimentar e Nutricional

 

O tema Segurança Alimentar tem basicamente dois vértices: oferta de alimento e qualificação sanitária e nutricional, desde a produção até a colocação do alimento à disposição do consumidor. A qualidade dos alimentos, com foco nas Boas Práticas Agrícolas, vem sendo trabalhado ao longo dos anos pela Emater-DF, Seagri e Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária – Divisa principalmente nas regiões produtoras de folhosas. Para fortalecimento deste trabalho foi implantado em 2016 o Programa Brasília Qualidade no Campo em parceria com o Sistema Agricultura e a DIVISA. As ações em 2017 foram focadas em capacitação e orientação para promoção da produção de alimentos com qualidade higiênico-sanitária e para a adequação das propriedades rurais, com vista à Certificação das propriedades do DF e resultaram em:

 

  • 1.104 termos de adesão ao Programa Qualidade no Campo;

 

  • 78 planos de adequação a propriedade elaborados;

 

  • 03 propriedades com certificados de infraestrutura sendo 01 produção de leite, 01orgânica e 01 hidropônica;

 

  • 290 agricultores e trabalhadores rurais atendidos sem repetição;

 

  • 03 concursos, com 257 agricultores e trabalhadores rurais capacitados no tema de Boas Práticas Agrícolas – BPA para folhosas, raízes, frutos e de manejo adequado de agrotóxico.

 

Segurança Alimentar – Alimentação adequada

 

Com relação às atividades de educação alimentar, no Distrito Federal existe um número significativo de produtores de hortaliças que destinam sua produção para a comercialização. No entanto, muitos agricultores e suas famílias não consomem estes produtos. Isto é um dos fatores que faz a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) ser um dos projetos mais trabalhados nos Escritórios Locais da Emater-DF e de grande importância no atendimento às famílias rurais. No projeto uma das principais atividades é a educação alimentar e nutricional, onde é incentivado o consumo de hortaliças e frutas, o aproveitamento integral de alimentos, a alimentação saudável, a utilização dos frutos nativos do cerrado e de plantas não convencionais. Foram realizadas as seguintes atividades e seus respectivos resultados:

 

  • 08 capacitações (cursos, oficinas, palestras), com 299 participantes capacitados pelo Centro de Capacitação da Emater-DF;

 

  • 707 pessoas atendidas e 341 pessoas capacitadas em SAN pela Emater-DF no campo;

 

  • 02 acompanhamentos/monitoramentos de grupo de 60 pessoas nos temas: educação alimentar e qualidade de vida;

 

  • 02 concursos de SAN, sendo 01 de horta doméstica no Gama e 01 aproveitamento integral do morango, todos com objetivo de estimular a melhoria alimentar nutricional e também de criar alternativas de geração de renda pelo processamento de alimentos.

 

Saúde Preventiva

 

As atividades relacionadas à saúde da família e do trabalhador tiveram ações educativas e preventivas de zoonoses, com a realização de dias especiais em saúde do trabalhador e saúde da família e de palestras, onde participaram trabalhadores e produtores rurais. Esses trabalhos são realizados com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIAT, Diretoria de Atenção Primária Saúde e Estratégica da Saúde da Família – DIAPS, Diretoria de Saúde do Trabalhador – DISAT e Laboratório Central – LACEN. Foram realizadas as seguintes ações:

 

  • 1.332 pessoas foram capacitadas e 2.470 pessoas atendidas em saúde preventiva;

 

  • 166 exames de colinesterase em 06 áreas de atuação da Emater-DF.

 

Saneamento Rural

 

A Emater-DF desenvolve o papel educativo com a premissa de que o saneamento básico é um dos fatores determinantes e condicionantes na promoção da saúde O trabalho educativo é realizado em atendimentos, palestras, mutirões, capacitações, reuniões técnicas, dias especiais e outras metodologias, em que a Empresa orienta o público rural sobre sistemas de saneamento (fossa séptica, ecológica); importância da análise de água, tanto para o consumo humano quanto para qualidade final dos alimentos; limpeza dos arredores de casas e propriedades; pragas domésticas; destino do lixo; limpeza de caixa d’água; proteção de cisternas; tratamento de água. Em 2017 foram alcançados os seguintes resultados:

 

  • 695 pessoas atendidas em sistemas de saneamento;

 

  • 173 pessoas capacitadas em sistemas de saneamento;

 

  • 111 análises de água para consumo humano e irrigação, em parceria com o Dipova;

 

  • 106 sistemas de saneamento adquiridos sendo 81 implantados já em 2017.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br