Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/13 às 14h46 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Secretaria de Agricultura discute situação fundiária do Núcleo Rural Casa Grande

 

Para esclarecer a situação fundiária do núcleo rural Casa Grande (Gama), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Emater-DF participaram da reunião organizada pela Associação de Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande (APNRCG), realizada no centro comunitário da localidade, no último domingo (4).

 

Com cerca de 200 moradores, o encontro foi aberto pelo presidente da APNRCG, Jacinto Lima, que expressou a preocupação da comunidade com a situação. Recentemente, a justiça decidiu pela reintegração de posse à Terracap, proveniente de um processo judicial que se estende desde 1981, quando uma empresa iniciou a venda das parcelas. O secretário adjunto de Agricultura, Nilton Guimarães, relatou tecnicamente aos moradores o histórico do processo que culminou no pedido de reintegração.

 

O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, contextualizou a situação fundiária do DF desde a criação, em que fazendas foram desapropriadas para a criação do cinturão verde, responsável pelo abastecimento de alimentos da nova capital. Ele também esclareceu os esforços feitos pelo governo do Distrito Federal para conquistar a regularização fundiária das terras rurais e citou a caravana da regularização, que visitou diversos núcleos rurais do DF. “Viemos ouvir e nos colocar à disposição para esclarecer dúvidas. Queremos contribuir com soluções cabíveis, que tragam tranquilidade às pessoas. Com as explicações vocês poderão refletir sobre como enfrentar a situação”, disse Lúcio.

 

O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, colocou os técnicos da Emater à disposição da comunidade para sanar demais dúvidas que houver, no que se refere à regularização de terras rurais.

 

No próximo dia 14, a comunidade participará de uma audiência pública na Câmara Legislativa e no dia 25 se encontra com a Terracap, no Centro Comunitário local.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br