Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/16 às 12h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Secretaria da Agricultura celebra 52 anos

 

Durante cerimônia de comemoração, foram assinados convênios que trarão benefícios à área rural

 

Criada pela lei 4545, de 10 de dezembro de 1964, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) completou, nesta semana, 52 anos de atividades. Para celebrar a data, os servidores da pasta, produtores rurais e lideranças políticas se reuniram na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Associação dos Servidores da Seagri, na Asa Norte. Na ocasião, foram assinados convênios que garantirão repasses de verbas para importantes projetos e ações na área rural de Brasília.

 

Para o secretário José Guilherme Leal, um dos principais objetivos do ex-presidente Juscelino Kubitscheck ao trazer a capital federal para o interior era consolidar o progresso no interior do país. “A agricultura viabilizou a tecnificação da região. O planejamento e o trabalho dos servidores, dirigentes e produtores rurais ao longo desses anos possibilitou uma atividade agrícola das mais avançadas do Brasil”, observou. José Guilherme lembrou ainda que a população rural merece todo o esforço da pasta. “Estou agradecido, mas não satisfeito: ainda temos muito o que realizar”, garantiu, citando a implantação de mais infraestrutura nos núcleos rurais e a legalização fundiária definitiva das terras agrícolas.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, destacou a solidez do Sistema Público da Agricultura. “Mesmo com uma das crises mais agudas que o Distrito Federal enfrenta, a quantidade e a qualidade das entregas realizadas pela Seagri aos agricultores é surpreendente. Ainda virão outros anos, outras comemorações. Graças ao esforço conjunto de servidores e produtores, a secretaria e suas vinculadas sempre vão se reinventar”, ressaltou.

 

Já o presidente da Ceasa-DF, José Helder, lembrou que a maior parte dos dirigentes do sistema é composta de pessoas do meio — produtores e técnicos. “Isso garante que as políticas agrícolas sejam implantadas de forma coerente e eficaz”, ponderou.

 

Estiveram presentes também deputados distritais, federais e representantes de associações de agricultores — tanto do setor familiar quanto patronal.

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta terça-feira (13), uma sessão solene em homenagem aos 52 anos da Seagri.

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br