Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/16 às 17h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Saúde em primeiro lugar

 

A 18ª Semana do Pimentão no núcleo rural Taquara (região administrativa de Planaltina) tem uma vasta programação que inclui atividades culturais, sociais e técnicas. Um dos destaques é o Dia Especial de Saúde, realizado pela Emater-DF com agricultores e trabalhadores rurais da região. A ideia central é o bem-estar da população do campo. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (3), na sede do núcleo rural.

 

Exames de sangue, de pele, coleta de embalagens vazias de agrotóxicos e uma palestra sobre a correta aplicação de defensivos químicos fizeram parte da programação. “Nossa principal preocupação é com a saúde dos trabalhadores, agricultores e suas famílias. Existem várias legislações trabalhistas, ambientais e de saúde que preveem esses cuidados”, explica o gerente do escritório da Emater-DF na Taquara, Fabiano Carvalho.

 

Segundo o extensionista, no entanto, a programação especial é apenas uma forma da empresa se integrar mais ainda com a comunidade. “Durante todo o ano, em nossos atendimentos, sempre orientamos o produtor sobre a aplicação adequada dos insumos e a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI)”, acrescenta Fabiano. Ele lembra ainda que a empresa oferece frequentemente um curso onde são abordados todos os aspectos do uso de defensivos agrícolas — da aplicação ao descarte da embalagem, passando pela tríplice lavagem, armazenamento e transporte.

 

No ato de entrega dos recipientes, o produtor assina um recibo que atesta quantas embalagens estão sendo devolvidas. O trabalho é realizado pela Associação de Empresas do Agronegócio (Aeagro), que encaminha o material para o correto descarte. Um caminhão cedido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) se encarrega de transportar os recipientes para o posto de coleta, localizado no núcleo rural PAD-DF (região administrativa do Paranoá).

 

Os exames de saúde foram realizados por equipes do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Saúde. Caso algum agricultor apresente alterações, ele é encaminhado para tratamento nas unidades públicas de saúde. De acordo com Fabiano Carvalho, a ocorrência de problemas dessa natureza nos últimos anos é muito baixa, graças ao maciço trabalho de orientação realizado pelos extensionistas.

 

Integração — Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Adalmyr Borges, ao longo de 18 edições, a Semana do Pimentão consolidou a identidade da região. “A Taquara se destaca pela produção desta hortaliça. O trabalho feito durante a semana fortalece a integração entre a empresa e a comunidade, com programação técnica, social e cultural”, observa.

 

03.08 palestra taquara sade

03.08 coleta embalagens taquara

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br