Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/17 às 15h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Saneamento ambiental é destacado pela Emater na AgroBrasília

 

A AgroBrasília 2017 um dos circuitos da Emater mostra aos produtores como construir uma fossa para tratamento do esgoto na propriedade

 

No meio rural, ainda poucos produtores possuem acesso ao saneamento ambiental. Para minimizar o problema, a Emater-DF tem realizado capacitações para construções simples e eficientes e apresenta, na AgroBrasília 2017, um modelo de fossa facilmente replicável para o tratamento dos efluentes do vaso sanitário.

 

Segundo a extensionista da Emater-DF, Sônia Lemos, ” existem vários tipos de fossas, mas esse modelo apresentado custa apenas R$ 600 a R$ 700 para ser implantado e contribui para que lençois freáticos e o solo não sejam contaminados com dejetos”.

 

Para implantação da fossa é preciso escolher um local, com pelo menos 10 metros de distância da residência, em um nível mais baixo em relação à casa e à cisterna, com solo bem drenado, alta incidência solar e evitando a proximidade com árvores altas e obstáculos que impeçam a ventilação. A partir daí, cava-se uma vala com um metro de profundidade por dois metros de largura, dependendo no número de moradores, sendo 1m de comprimento para cada morador. O revestimento da fossa é composto por paredes com tijolo e chapiscamento, além de tela de galinheiro e recobo grosso para impermeabilizar as paredes internas e o fundo da fossa.

 

A fossa é então preenchida com entulho no fundo, pneus (onde os desejos serão despejados e digeridos por bactérias), além de camada de brita e depois de areia lavada. “Por cima da fossa são plantadas espécies de plantas com folhas largas como a bananeira, taioba e lírio do campo”, explica Sônia.

 

Para conhecer a fossa, basta visitar o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) da Emater, na AgroBrasília 2017. O evento vai até sábado (20), das 9h às 17h.

 

Serviço
Espaço de Valorização da Agricultura Familiar
Agrobrasília
Parque Tecnológico Ivaldo Cenci
BR-251, km 5, sentido Unaí (núcleo rural PAD-DF)
De 9h às 17h
Entrada franca

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br