Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 15h44 - Atualizado em 16/09/19 às 15h49

Revestimento em canal do Capão Comprido evita perda de 50% da água em zona rural de Brazlândia

O canal visitado leva água do Córrego Capão Comprido à região de Alexandre Gusmão, em Brazlândia

 

Para diminuir a vazão da água que abastece produtores da zona rural de Alexandre Gusmão, em Brazlândia, o canal que leva água do Córrego Capão Comprido até a região está sendo revestido. O objetivo é evitar perdas de até 50% com infiltrações ou evaporação da água que passa pelo sistema. A obra, que começou há aproximadamente três meses, está prevista para ser inaugurada no dia 28 deste mês.

 

Mutirão da Emater, Seagri e produtores leva água a comunidade do Rio Preto
Tecnologia da Emater-DF melhora manejo de dejetos suínos e reduz consumo de água
Tecnologia permite produzir até 30 vezes mais peixes usando menos água e ração

 

Devido às infiltrações e evaporações, na época da seca, os pequenos produtores passavam por muitas dificuldades para irrigar suas plantações. O sistema de tubulação, antigo e a céu aberto, já não garantia uma boa distribuição de água. A revitalização do canal está sendo realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura do GDF, a Emater, Caesb e agricultores.

 

Na última sexta-feira (13), a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o secretário de Agricultura, Dilson Fonseca, o secretário-adjunto, Luciano Mendes, o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior, e a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Barbosa Taques, visitaram as obras dos canais de irrigação do Rodeador, Capão Comprido e Jatobazinho, em Brazlândia.

 

Encontro foi realizado na manhã de sexta-feira (13), em canais próximos à propriedades beneficiadas

 

O extensionista Rildon Oliveira, da Emater-DF na região de Alexandre Gusmão, tem atuado no projeto e explicou que os canais de Capão Comprido e Jatobazinho se encontram na região e formam um só, beneficiando 52 propriedades. “Esse canal é um dos mais antigos que tinha, só que não era água suficiente para atender todos porque a perda era muito grande”, afirmou.

 

Para a presidente da Emater-DF, esse tipo de trabalho permite que a água chegue ao produtor mesmo em períodos de seca, minimizando os efeitos negativos na produção. “O objetivos dessas obras, além de garantir a produção, é também eliminar o desperdício da água. Precisamos cuidar para minimizar os efeitos da seca, principalmente em época de crise hídrica. O canal a céu aberto desperdiça pelo menos 50% da água, que acaba ficando no meio do caminho”, ressalta Denise.

 

“São canais muito importantes, pois eles concorrem com o abastecimento da nossa cidade. O governador Ibaneis Rocha está empenhado conosco, para que a gente faça mais essa grande entrega à nossa cidade e aos nossos produtores”, afirmou o secretário de Agricultura durante o encontro, que teve como objetivo analisar o andamento das obras de revitalização e tubulação dos canais.

 

Grupo foi acompanhar o andamento do trabalho de revestimento do Canal do Capão Comprido

 

Tubulação dos canais de irrigação do DF

Só neste ano foram realizadas intervenções em seis canais de irrigação do DF, totalizando a instalação de 18,3 km de tubulações de PVC, que beneficiaram aproximadamente 280 agricultores. A meta é terminar o ano com 30,5 km, atendendo a 312 produtores.

 

Os sistemas no Santos Dumont, Buriti Vermelho, Lamarão e Rodeador já foram concluídos. Em Tabatinga, Capão Comprido (Ramal II) e Granja do Ipê estão em andamento. A expectativa é a de que a tubulação também seja realizada nos canais de Márcia Cordeiro e Capão Comprido (Ramal I) ainda neste ano.

 

*Com informações da Seagri-DF

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br