Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/12/17 às 14h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Retrospectiva 2017

 

No ano de 2017, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) enfrentou junto aos produtores rurais a escassez hídrica que atingiu a toda população do DF. E apesar de ter sido um ano de grandes desafios para os agricultores, a empresa avançou em suas atividades de Ater, políticas públicas, desenvolvimento rural sustentável, entre outras.

 

Relembre as principais notícias da Emater-DF na Retrospectiva 2017:

 

Marco legal fortalece agroecologia e produção orgânica no DF: A agricultura sustentável passa a ter respaldo legal com a publicação, no Diário Oficial do Distrito Federal, da Política Distrital de Agroecologia e Produção Orgânica. A Lei nº 5.801 estabelece os critérios para a atividade rural sem o uso de agrotóxicos e de acordo com os ciclos do Cerrado. A medida se destina a garantir a preservação do meio ambiente e proteger os recursos naturais.

 

DF avança na aquisição de alimentos para merenda escolar: goiaba, banana, alface, morango, batata doce, tomate e couve foram alguns dos 20 tipos de frutas e hortaliças que fizeram parte da alimentação dos alunos de seis regionais de ensino do DF em 2017. A chamada pública, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinou mais de R$ 6 milhões para compra de produtos da agricultura familiar, beneficiando mais de 200 agricultores.

 

Governo anuncia mudanças para uso da água em área rural: Com a escassez hídrica no Distrito Federal, as medidas de uso consciente da água foram reforçadas também na área rural. O Sistema Público da Agricultura divulgou um conjunto de ações de curto e médio prazo para adequar a produção agropecuária ao momento por que Brasília passa. Além de ajudar na recuperação da capacidade de abastecimento da Barragem do Descoberto, as iniciativas vão modernizar o setor local.

 

Selo garante qualidade dos alimentos: A produtora Norma Sueli Siqueira, do núcleo rural Sobradinho dos Melos, recebeu o primeiro selo de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) conferido a uma propriedade de produtos orgânicos no Distrito Federal. A entrega do selo de BPA é parte do programa Brasília Qualidade no Campo, fruto da parceria entre a Seagri-DF, Emater-DF, Ceasa-DF e a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

 

Sistema leva água potável a núcleo rural de Planaltina: Cerca de 830 pessoas do Núcleo Rural Oziel Alves III, em Planaltina, receberam acesso a água potável com a inauguração do sistema de abastecimento do assentamento. São 166 ligações da rede hídrica em propriedades.

 

Agroindústria de panificados é exemplo de sucesso no campo: A agroindústria de panificados da Associação do Grupo de Mulheres Produtoras do Assentamento Contagem (Flores do Contagem) passou a contar, no início do ano, com o selo de inspeção da Dipova da Seagri-DF. Esse Selo informa que as instalações e os equipamentos atendem as normas higiênico-sanitárias vigentes e permite que comercializem seus produtos por todo DF.

 

Emater-DF oferece alternativas de irrigação mais econômicas: Técnicos da Emater-DF demonstraram métodos de irrigação econômicos e adequados como micro-aspersão e gotejamento, para produtores rurais da região de Brazlândia. O objetivo é capacitar os agricultores e trabalhadores para otimização do consumo de água nas propriedades.

 

Brazlândia recebe a 2ª Festa da Goiaba: A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG), em parceria com a Seagri-DF, a Emater-DF e a Ceasa-DF, realizou a 2ª edição da Festa da Goiaba na região rural de Brazlândia/DF. A região administrativa concentra 140 hectares dedicados ao cultivo da fruta, com uma produção de 4,2 toneladas por ano — uma média de 30 toneladas por hectare.

 

Emater promove encontro de mulheres rurais: A Emater-DF organizou um encontro no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) com objetivo de fortalecer os grupos de mulheres, falar sobre educação ambiental e dialogar sobre melhorias e ações para suas comunidades.

 

Produtor de Água no Pipiripau é renovado por mais cinco anos: O Programa Produtor de Água na bacia do Pipiripau, que remunera produtores rurais por seus serviços ambientais, vai continuar pelos próximos cinco anos. O foco é redução da erosão, melhoria da quantidade e da qualidade da água e regulação do regime hidrológico dos rios, por meio de práticas vegetativas e mecânicas de conservação.

 

Trabalho da Emater-DF é publicado em plataforma da FAO/ONU: O projeto “Implantação de tecnologia na atividade leiteira com acompanhamento zootécnico e financeiro”, desenvolvido pela Emater-DF, foi inserido na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). O objetivo da Plataforma é compartilhar mundialmente experiências exitosas relativas ao desenvolvimento humano aliado ao desenvolvimento social, ambiental e econômico.

 

AgroBrasília 2017: O espaço da Emater-DF, na AgroBrasília 2017, teve 13 circuitos temáticos com inovações que auxiliam o produtor a elevar o patamar de produtividade, de produção e de lucratividade com economia de água e preservação do solo.

 

28ª Semana do Produtor em Tabatinga: A Emater-DF promoveu a mostra agrícola, apresentando os principais produtos cultivados na região: soja, milho, sorgo, repolho, cenoura e limão são apenas alguns dos diversos alimentos que abastecem não só o Distrito Federal como regiões mais próximas.

 

Mercado da Agricultura Familiar completa dois anos: Inaugurado em abril de 2015, o Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) completou dois anos de atividades. A estrutura, administrada pelo Sistema Público da Agricultura (Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF), abriga o Mercado da Agricultura Familiar (MAF) que funciona todos os sábados e conta com uma clientela fiel e crescente.

 

Produtores rurais recebem maquinário do governo de Brasília: Para fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a produção nos assentamentos da reforma agrária, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou 13 patrulhas mecanizadas para 13 associações de agricultores do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). Os equipamentos facilitarão a vida de quem trabalha na terra.

 

Tanques lonados garantem economia de água: A Emater-DF, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, construiu tanques lonados em propriedades na área rural de Brazlândia para proporcionar ao agricultor reservatórios de água mais duráveis e econômicos. Com a medida, a atividade agrícola na região poderá se desenvolver de forma ainda mais sustentável, preservando recursos naturais e promovendo mais qualidade de vida ao produtor e sua família.

 

Produtores rurais de Brazlândia recebem fossas sépticas: Para garantir saneamento básico e a qualidade dos alimentos cultivados, produtores rurais de Brazlândia estão instalando fossas sépticas nas propriedades. As fossas sépticas filtram resíduos de esgoto doméstico e evitam que o solo e o lençol freático sejam contaminados.

 

19ª Semana do PimentãoO evento marca a colheita do legume da safra 2016-2017. A produção local de pimentão é a que mais incorpora tecnologia no País, uma vez que se vale de técnicas modernas de irrigação, como o gotejamento, e de estruturas como estufas. Hoje, o DF produz cerca de 120 toneladas de pimentão por hectare, produtividade bastante superior à média nacional, de 50 toneladas por hectare.

 

22ª Festa do Morango: O evento marca o período de safra do fruto, que ocupa 105 hectares de produção em campo aberto em Brazlândia. A produtividade média é de 40 toneladas por hectare ao ano. Mais de 98% da produção está concentrada em Brazlândia. Por causa da situação de escassez hídrica, a área plantada foi reduzida em cerca de 30% em relação ao ano passado, quando o cultivo ocupava 150 hectares na região. Apesar disso, a produtividade se manteve.

 

Emater-DF participa do Congresso de Agroecologia: Brasília recebeu neste ano o 6º Congresso Latino-americano de Agroecologia, o 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia e o 5º Seminário de Agroecologia do DF e Entorno. O objetivo dos eventos foi fortalecer o modelo de produção por meio de palestras, feira agroecológica, rodas de conversa, estandes, apresentações de trabalho e relatos de experiências. Um dos focos da Emater-DF foi a participação ativa dos agricultores. O DF tem hoje 300 produtores que atuam em base agroecológica e 1.130 em processo de transição para o modelo. Além disso, existem 210 agricultores com certificação no território.

 

Emater-DF realiza mutirões do CAR: Extensionistas e estagiários da empresa auxiliam produtores no preenchimento do formulário do cadastro ambiental rural (CAR).  No caso de propriedades com até 20 hectares, o auxílio é feito de forma gratuita pela empresa. A inscrição no CAR é obrigatória por Lei para todos os imóveis rurais, independentemente de ser para lazer, produção ou moradia.

 

DF fecha acordo para garantir mais financiamento a produtores rurais: Trabalhadores rurais sem terra e pequenos produtores vão poder comprar imóvel rural por meio de financiamento. O governo de Brasília firmou acordo de cooperação com a União para assegurar a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que garante esse e outros benefícios a produtores. O programa dispõe de três linhas de crédito: Combate à Pobreza Rural, Nossa Primeira Terra e Consolidação da Agricultura Familiar.

 

Acordo de Cooperação Técnica formaliza a instalação do Centro de Treinamento da Emater-DF no CCC: Parceria entre o Sistema Público de Agricultura permite o desenvolvimento das atividades de capacitação e qualificação por meio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural e do Escritório Especializado em Comercialização da Emater-DF.

 

Roberto Carneiro é o novo presidente da Emater-DF: O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nomeou o engenheiro agrônomo, Roberto Carneiro, para o cargo de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), em substituição ao ex-presidente José Guilherme Leal. Em sua gestão, o presidente pretende promover ações voltadas à sustentabilidade das atividades rurais em consonância com os objetivos estratégicos governamentais.

 

DF regulamenta política de agroecologia e produção orgânica: A agroecologia e a produção de orgânicos serão estimuladas no Distrito Federal. O governador Rodrigo Rollemberg assinou o Decreto que regulamenta a Lei de Agroecologia e Produção de Orgânicos no DF (Lei Nº 5.801/2017). O documento institui uma política pública distrital e cria uma Câmara Setorial que deverá elaborar um plano de fomento e organizar o setor com o objetivo de dinamizá-lo.

 

Emater-DF tem ponto de convivência de CSA: Desde de novembro, a CSA Bela Vista, do produtor Willian Lopes Silva, está funcionando na sede da Emater-DF. No local, 17 funcionários da empresa, inclusive o presidente, Roberto Carneiro, e da Secretaria de Agricultura do DF, são coagricultores. A Comunidade que Sustenta a Agricultura revela um modo de vida de milhares de pessoas que optaram por apoiar produtores locais.

 

Emater-DF promove Seminário de Inovações Tecnológicas: Para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-DF realizou o Seminário de Inovações Tecnológicas. O evento buscou aprimorar e construir novos conhecimentos, além de qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). Na ocasião, aconteceu também a abertura oficial das comemorações dos 40 anos de atividades da Empresa.

 

Mais desenvolvimento para o campo: Um atendimento intensificado, com metas e resultados determinados, que vai fazer diferença na vida de 500 famílias de agricultores do Distrito Federal: é o que prevê o acordo assinado entre a Emater-DF e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

 

Emater-DF organiza concurso para criar aplicativo de apoio ao produtor rural: Alunos do Instituto Federal de Brasília participarão de concurso para elaborar aplicativo de interação entre extensionistas da Emater-DF e produtores rurais. Pelas regras do acordo, estudantes do último semestre do curso de tecnologia da informação serão convidados a elaborar uma plataforma digital com informações de fácil acesso a produtores rurais. Os vencedores poderão atuar como estagiários na empresa pública por cerca de oito meses.

 

Produtores rurais se unem para enfrentar a crise hídrica: Produtores rurais da região de Brazlândia formaram um grupo de trabalho para colaborar com o governo no enfrentamento da crise hídrica. A ajuda já vinha acontecendo desde o final de 2016, mas agora, associações de agricultores se reuniram formalmente para oficializar o apoio e participar mais de perto.

 

Governo abre chamada pública do Pnae para aquisição de produtos da agricultura familiar: Chamada pública prevê R$ 13 milhões destinados à compra de frutas, verduras e hortaliças para compor as refeições dos estudantes, mais que o dobro investido neste ano — R$ 6,1 milhões. Em 2015, foi R$ 1,2 milhão. O número de escolas atendidas pela agricultura familiar no DF saltará de 186 para 397 em 2018. Recurso é repassado pelo governo federal ao DF.

 

Patrícia Távora

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br