Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 11h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Resultados positivos

 

Emater-DF apresenta progressos do Plano de Manejo da Água e do Solo durante o Fórum Mundial das Águas

 

Quase 60 hectares de terraceamento na bacia do Descoberto; adequação técnica de estradas rurais, com construção e limpeza de barragens de contenção e instalação de ondulações transversais; canais de irrigação cobertos, evitando perda de água; esses são alguns dos resultados do Plano de Manejo da Água e do Solo, colocado em prática pelo Sistema Público da Agricultura do Distrito Federal em 2016 e apresentado no 8º Fórum Mundial da Água como uma importante ação para preservação dos recursos hídricos da região.

 

O painel foi apresentado pelo engenheiro agrônomo Sumar Magalhães, coordenador do Programa de Gestão Ambiental da Emater-DF. “O Plano de Manejo da Água e do Solo é uma das iniciativas que têm dado certo e que funciona graças à parceria entre os órgãos e os produtores”, observou Sumar. O plano tem quatro focos principais: água, solo, revitalização ambiental e ações transversais — como adequação de estradas, construção de reservatórios e atuações educativas.

 

O 8º Fórum Mundial da Água foi criado para estabelecer compromissos políticos sobre os recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo Governo de Brasília e pelo Ministério do Meio Ambiente. Durante o evento, que termina na próxima sexta-feira (23), o Sistema Público da Agricultura — composto pela Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF —, participa mostrando as experiências de sucesso que têm contribuído para a sustentabilidade da atividade agropecuária na capital do país.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br