Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/16 às 11h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Representantes da Agerp visitam a Emater-DF para conhecer experiências de gestão por resultados

 

Representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) visitaram a Emater-DF na terça e na quarta-feira (21 e 22). O objetivo foi conhecer algumas das ferramentas de gestão da empresa brasiliense para colher ideias que possam auxiliar os extenionistas maranhenses a fortalecer o sistema público da agricultura no estado. A visita incluiu uma ida ao escritório da Emater-DF no núcleo rural Vargem Bonita.

 

De acordo com o diretor de Assistência Técnica da Agerp, Josenildo Cardoso, o sistema de gestão por resultados adotado na empresa distrital é uma ferramenta bastante eficiente e que tem sido uma referência no país. “Ficamos muito satisfeitos em conhecer esse trabalho, que poderá ser ajustado pela nossa equipe para ser aplicado no Maranhão”, observou.

 

Os representantes da Agerp conheceram também o Índice de Desenvolvimento Rural Comunitário (IDCR), ferramenta de diagnóstico desenvolvida pela Emater-DF para estudar e propor melhorias em comunidades rurais. “Temos mais de mil assentamentos e comunidades quilombolas em nosso estado, que podem ser submetidas a esse trabalho, cujos resultados podem ser bastante positivos”, acrescentou.

 

Josenildo Cardoso lembra que a Agerp, fundada em 2007, substituiu a antiga entidade pública de extensão rural maranhense e, desde então, passa por um processo de reestruturação. “Precisamos trabalhar internamente com nossos gestores e técnicos, envolvendo também a sociedade, para fortalecer o sistema da agricultura no Maranhão. Para isso, é importante esse intercâmbio com outras instituições”, concluiu.

 

Participaram também da visita a coordenadora de Gestão da Informação Rural da Agerp, Alessandra Lima Araújo, e o chefe da Assessoria de Planejamento, Artur Soares. Eles foram recebidos pelo presidente da Emater-DF, Argileu Martins, pelo gerente do escritório da empresa em Vargem Bonita, Claudinei Vieira, pelo coordenador de Planejamento, Sérgio Orsi, e pelo servidor Oseias Gomes de Oliveira, da Gerência de Tecnologia da Informação.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br