Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/17 às 10h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Regularização dá segurança a produtores rurais

 

Durante Semana da Integração na Vargem Bonita, Governo de Brasília entrega  Concessão de Direito de Uso (CDU) a agricultores

 

O produtor rural João Batista Pereira de Jesus cultiva milho, mandioca e feijão em uma propriedade no núcleo rural Córrego da Onça (região administrativa do Park Way). Desde o último sábado (7), ele possui o contrato de Concessão de Direito de Uso (CDU) do terreno, que foi entregue durante o encerramento da 8ª Semana de Integração Rural da Vargem Bonita. “Agora me sinto muito mais seguro e tranqüilo”, garantiu o produtor. O secretário de Agicultura, Argileu Martins, e o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, entregaram o documento e o de outros dois agricultores. A previsão é que toda a região esteja definitivamente regularizada em breve.

 

José Guilherme disse que o Governo de Brasília está empenhado em agilizar a regulamentação fundiária em todo o Distrito Federal, tanto na área urbana como no campo. “Nós da Emater-DF estamos à disposição para apoiar todos os produtores nesse processo, concentrando todos os esforços dos nossos técnicos para dirimir dúvidas e realizar os encaminhamentos necessários”, explicou. Já o secretário Argileu Martins ressaltou que a regularização é prioridade central para o governo. “A transferência do processo para a Secretaria de Agricultura nos garantiu mais rapidez. Acreditamos que até o final de 2018, essa demanda antiga dos agricultores já estará resolvida”, comemorou.

 

Festa — A 8ª Semana de Integração Rural, realizada pela Emater-DF, por meio do escritório na Vargem Bonita, reuniu, só no sábado (7), cerca de 400 pessoas em frente à empresa. Uma festa dedicada às crianças foi preparada, contando com distribuição de brindes e lanche, além de exposição de animais e mostra agrícola apresentando o melhor da produção local. Estandes com artesanato rural, flores e produtos agroindustriais também puderam ser visitados. As crianças contaram ainda com brincadeiras, música e apresentação de palhaços. O evento contou com o apoio da Administração Regional do Park Way.

 

Realizada todos os anos, a semana começou no domingo (1º) com uma cavalgada que reuniu várias comunidades da região. Durante a semana, a Emater-DF ofereceu uma oficina técnica sobre alimentação de eqüinos — a Vargem Bonita possui 14 haras —, uma oficina de alimentação saudável, uma reunião técnica sobre agricultura e uma oficina sobre irrigação, além de apoiar mutirões de limpeza nas chácaras. A Vargem Bonita se caracteriza pela forte produção de hortaliças folhosas e floricultura.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br