Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/17 às 14h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Rajadinha encanta visitantes

 

A 4ª Feira da Colônia, realizada nesse final de semana, abriu a temporada de visitação às propriedades do circuito turístico da Rajadinha

 

Está aberta a temporada de visitas agendadas às propriedades do circuito turístico da Rajadinha, na região de Planaltina-DF. Até o dia 15 de novembro, é possível agendar visitas aos agricultores participantes e refeições em algumas das propriedades. Pássaros exóticos, produção orgânica, plantas ornamentais são algumas atrações do roteiro.

 

Com a realização da 4ª Feira da Colônia, no sábado e domingo (5 e 6), os visitantes puderam conhecer o circuito, os agricultores,  o cultivo de plantas ornamentais nas chácaras e participar de oficinas.

 

Ana Lúcia Quirino, moradora do Lago Sul, conta que o contato com os produtores é o melhor do passeio. “A interação com o agricultor e a valorização dos produtos deles é o que mais vale nesse passeio. Conhecer o trabalho e poder comprar diretamente com eles, com um preço justo, é muito bom”, diz Ana Lúcia.

 

Já o produtor de plantas ornamentais e suculentas, Moacir Maciel Fernandes da Silva, acredita que a iniciativa é a oportunidade de trocar conhecimento e divulgar seu trabalho. “Com esse evento conseguimos ter contato direto com os clientes, o que é mais vantajoso do que comercializar para as floriculturas, que pagam pouco e vendem por um preço mais alto. Aqui o consumidor pode escolher a planta que quer e entregamos na residência”, conta.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, aproximar o urbano do rural, por meio dos circuitos curtos de comercialização, tem vantagem tanto para o produtor, quanto para o consumidor. “É uma de valorizar a produção local e ter acesso a produtos frescos, de qualidade e a um preço justo”, explica.

 

Circuito Rajadinha

 

O Circuito Rajadinha é uma proposta criada em 2014 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) para unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar.

 

05.08 feirarajadinha_visita4

05.08 feirarajadinha

05.08 feirarajadinha_cafe2

05.08 feirarajadinha_cafe

05.08 feirarajadinha_oficina2

05.08 feirarajadinha_oficina3

05.08 feirarajadinha_visita2

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br