Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/16 às 14h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Rajadinha é opção de lazer para o brasiliense

Com exposições, venda de produtos rurais e oficinas, entre outras atividades, a Feira da Colônia ocorre durante o Circuito Rajadinha, organizado pela Emater-DF, e tem entrada gratuita

 

Parte da terceira edição do Circuito Rajadinha, a Feira da Colônia ocorre no sábado (17) e no domingo (18), na Colônia Agrícola Rajadinha I (região administrativa de Planaltina). O Sítio Florida sedia a feira, com exposições, venda de produtos rurais, oficinas, visitação às chácaras participantes do projeto, apresentações culturais e café colonial. A entrada é gratuita, e o espaço rural funcionará das 8h às 17h nos dois dias. Antes do evento, por volta das 7h30, haverá café da manhã rural na chácara Flora Brasília, na mesma região.

 

Dono do Sítio Florida, o produtor Arnoldo Castiglioni será o anfitrião. A propriedade, de 40 hectares, tem cultivo de rosas-do-deserto e orquídeas Epidendrum – ambas as flores estarão à venda nos dois dias de feira, assim como garrafas do iogurte artesanal. “Esperamos mais gente neste ano, porque a divulgação está mais forte”, afirma. A partir do meio-dia, será servido um café colonial com mais de 30 tipos de quitutes.

 

Assim como o circuito, a feira está na terceira edição. A ideia é que em todos os anos ela ocorra no terceiro fim de semana de setembro. “Haverá exposição de licores, frutos desidratados, mel, diversos tipos de produções rurais”, explica Zaida Regina da Silva, turismóloga e extensionista rural da Emater-DF. “Os dez agricultores participantes do circuito vão expor, assim como outros de diversas regiões do DF.”

 

A Colônia Agrícola Rajadinha I fica a aproximadamente 20 quilômetros de Planaltina, pela DF-130, e a 60 quilômetros do Plano Piloto, via BR-020 (saída para Sobradinho) ou DF-001.

 

Rota turística — O Circuito Rajadinha é o primeiro circuito turístico do projeto Caminhos Rurais do DF, uma iniciativa da Emater-DF. São dez propriedades participantes que estão abertas para visitas agendadas por qualquer pessoa ou grupo até o próximo dia 15 de novembro. É preciso agendar a visita ao Circuito Rajadinha. Interessados podem ligar para um dos dez agricultores.

 

O objetivo do projeto é integrar atividades turísticas aos arranjos produtivos locais da agricultura familiar e motivar outras regiões na criação de roteiros de turismo rural. O circuito tem como atrativos o cultivo de flores, de plantas ornamentais e de alimentos orgânicos e a criação de pássaros exóticos.

 

Circuito Rajadinha

 

Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br