Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/15 às 16h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Qualificação profissional

 

Mais de 30 agricultores e trabalhadores rurais participaram, nesta quarta-feira (14), de uma oficina sobre comercialização promovida pela Emater-DF no assentamento Pequeno William, na região administrativa de Planaltina. A comunidade será beneficiada, em breve, com casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Além da construção das residências, o projeto prevê a realização de atividades de capacitação dos beneficiários.

 

Durante a oficina, técnicos da Emater-DF apresentaram detalhes sobre o funcionamento dos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (PAPA). Outras dicas importantes sobre planejamento, padronização do produto e organização de associações ou cooperativas foram abordados na atividade.

 

A oficina faz parte do acompanhamento social do PNHR, uma exigência da Caixa Econômica Federal, financiadora do projeto. A Emater-DF aperfeiçoou a ideia com a oferta de diversas atividades de interesse dos beneficiários. Nos próximos meses, os agricultores do assentamento poderão apontar quais temas devem ser tratados nessas programações.

 

Oportunidade — A agricultora Augusta Alves planeja investir em frutas do cerrado. “Toda nossa produção é agroecológica, sem insumos químicos ou agrotóxicos: esse é o nosso diferencial”, aponta. Ela acrescenta ainda que os frutos da região são pouco explorados no mercado local. “Vejo uma grande oportunidade nesse segmento”, observa.

 

O assentamento Pequeno William abriga 22 famílias que vivem da produção orgânica de hortaliças e frutas. Por enquanto, a maioria planta apenas para o consumo familiar, mas alguns já se capacitam para vender em feiras, mercados e fornecer alimentos para os programas de compras públicas. A comunidade é atendida pela Emater-DF por meio do escritório da empresa em Planaltina.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br