Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/14 às 15h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Qualidade de vida: Uma realidade para muitos agricultores familiares do DF

 

O agricultor familiar, Vilmar de Almeida, de Planaltina-DF é um exemplo de sucesso na produção orgânica. Para ele viver na área rural com qualidade de vida não é mais um desafio e sim uma realidade, já que ele tira o sustento da terra, consome alimentos saudáveis, faz o que gosta, ganha dinheiro e ainda consegue tirar férias com a família. Vilmar produz e comercializa em feiras e restaurantes de Planaltina-DF. Com clientela fixa Vilmar já se organiza para ampliar a produção.

 

Desde que era empregado rural, Vilmar já se dedicava à produção sem agrotóxicos. “Antes produzíamos sem esses defensivos e nos alimentávamos tão bem não precisávamos utilizar agrotóxicos para produzir”.

Ao longo de seus dois hectares Vilmar produz folhosas, cenoura e tomate cereja. No início os desafios foram muitos: “quebrei muito a cabeça, nada dava certo, plantava e perdia tudo até que um dia eu procurei a Emater e falei para eles que se eles não me ajudassem eu desistiria de tudo”.

 

E foi com a ajuda dos extensionistas que a produção do Vilmar deslanchou. “Dali em diante só produtividade”. A extensionista rural da Emater-DF, Gesinilde Radel, acompanhou de perto a história do Vilmar e conta que ele e a família são muito dedicados ao processo de produção, por isso tudo deu certo e hoje funciona de forma sustentável.

 

Com a renda obtida da produção agroecológica, Vilmar conseguiu expandir seu negócio com plantio de mandioca orgânica na chácara de um amigo em Goiás. Além disso, o produtor está organizando um espaço para processar o produto e agregar mais valor. “Vamos vender mandioca orgânica descascada, higienizada e cortada, prontinha para ser cozida e consumida, além de um espaço na propriedade vizinha que vou arrendar. Nós precisamos nos organizar e criar uma rede de produção e comercialização. Já estou combinando com minha vizinha de criar galinhas e assim a rede vai aumentando.”

 

Para Vilmar a troca de experiências e de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da atividade. Por isso a Emater-DF em parceria com a Embrapa, UnB e IFB realizam entre os dias 7 e 9 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o quarto Seminário de Agroecologia do DF e Entorno com o tema “Agricultura Familiar e Políticas Públicas”.

 

Lá será possível interagir com pesquisadores, técnicos, acadêmicos, agricultores e demais profissionais da área. Os agricultores familiares devem procurar a unidade local da Emater-DF mais próxima e efetuar sua inscrição. Mais informações e a programação completa está disponível no www.agroecologiadf.akamido.com

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br