Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/19 às 10h43 - Atualizado em 26/06/19 às 10h43

Público aprende a produzir goiabada cascão, ambrosia e outras 5 variedades de doces

Aula do curso de produção de doces artesanais no Centrer

 

Goiabada cascão, casca de laranja, casca de laranja cristalizada, queijadinha, ambrosia, flor de mamão e banana cremoso: essas foram as sete variedades produzidas no curso de doces artesanais realizado pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF nesta terça-feira (25). Os participantes, instruídos pelo técnico em agroindústria Paulo Álvares, puderam ver detalhes, dicas e informações importantes da fabricação de iguarias saborosas, de boa qualidade e alto valor comercial.

 

Curso da Emater-DF ensina técnicas de produção de 5 tipos de hambúrgueres artesanais

 

Um dos segredos mais importantes é a aparência do doce — o que vale para qualquer alimento, aliás. “Primeiro a gente come com os olhos”, ensina Álvares. As receitas são de domínio público e foram adaptadas para as tecnologias do Centrer. “A goiabada cascão, por exemplo, apresenta um contraste de sabor e de textura, o que valoriza o alimento”, explica o instrutor, lembrando que o uso da casca indica um melhor aproveitamento da fruta. “O mesmo vale para o doce de casca de laranja, pois geralmente a gente costuma descartar essa parte da fruta”, observa.

 

Uma das participantes do curso, Flávia Fonseca Rodrigues, já possui uma pequena fábrica de açaí. “Essa oficina foi muito proveitosa, porque pretendo aprender novas técnicas de fabricação para incorporar nas minhas receitas”, vislumbra. Esse foi o 15º curso da Emater-DF que ela fez. “As aulas são sempre excelentes, os instrutores atenciosos e a gente aprende bastante”, afirma a produtora.

 

A próxima atividade de qualificação do Centrer será o curso de hambúrgueres artesanais, no dia 5 de julho (sexta-feira). A aula será na cozinha industrial do Banco de Alimentos, na Ceasa-DF. As inscrições já estão abertas.

 

Inscritos no curso promovido pela Emater-DF aprendem receitas de doces artesanais


Serviço
Curso de Hambúrgueres Artesanais
Data: 5 de julho (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Banco de Alimentos (Ceasa-DF, SAI Trecho 10)
Valor: R$ 150
Vagas: 12
Instrutor: Flávio Bonesso
Inscrições: (61) 3311-9492; (61) 991929089; e cursoscentrer.emater@gmail.com

 


A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br