Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/20 às 12h48 - Atualizado em 4/11/20 às 12h48

Publicação aponta desafios e soluções para cadeia produtiva de hortaliças

 

 

“Reflexões sobre perdas no pós-colheita na cadeia produtiva de hortaliças” é o título do livro escrito pelos agrônomos Carlos Antonio Banci, extensionista rural da Emater-DF, e Milza Moreira Lana, pesquisadora da Embrapa. A obra está disponível virtualmente no site da Embrapa (clique aqui para fazer o download).

 

No livro, os autores explicam que os gargalos na cadeia produtiva de hortaliças começam na propriedade e se estendem até a exposição ao consumidor, nas gôndolas dos mercados e feiras. “Hortaliças perecem rápido. Por isso, exigem que todos os participantes da cadeia — produtor, transportador, comerciante —adotem práticas mais adequadas de conservação”, aponta.

 

O engenheiro-agrônomo Carlos Banci, um dos autores do livro,fala com produtores rurais

 

Desafios no manejo dos alimentos, adequação da legislação e vários outros aspectos são abordados na publicação. “Nosso objetivo é apontar soluções a curto, médio e longo prazo, de forma a otimizar o trabalho e a renda do produtor e, sobretudo, preservar a saúde da população”, observa Banci.

 

O engenheiro-agrônomo da Emater-DF acrescenta que a publicação é mais voltada para profissionais que atuam na área, como extensionistas, pesquisadores e técnicos. “O livro pode ser usado em programas de capacitação”, acredita.

 

A pesquisadora Milza Moreira Lana atua na Embrapa e possui doutorado em Fisiologia Pós-Colheita. Já o extensionista Carlos Antonio Banci é mestre em Fitotecnia e especialista em educação.

 

Serviço
“Reflexões sobre perdas no pós-colheita na cadeia produtiva de hortaliças”
Autores: Carlos Antonio Banci e Milza Moreira Lana
Disponível para download em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1124205/reflexoes-sobre-perdas-pos-colheita-na-cadeia-produtiva-de-hortalicas

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br