Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/17 às 17h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Propriedades abrem as portas para participantes do Congresso de Agroecologia

 

Visitas técnicas em 13 propriedades acontecem nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo) e estão com pré-inscrições abertas

 

Para promover a troca de saberes e experiências entre os participantes do Congresso de Agroecologia e agricultores, serão realizadas 13 visitas técnicas nos dias 16 e 17 de setembro (sábado e domingo).

 

Segundo o vice coordenador do Congresso e coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, as experiências apresentadas estão relacionadas aos temas geradores do evento, como políticas públicas, a construção do conhecimento agroecológico, o manejo de agroecossistemas e e agricultura orgânica e o papel das mulheres, dos jovens, do campesinato e da agricultura familiar. “A ideia é promover o intercâmbio de informações e apresentar, por meio de rodas de conversas e experimentações práticas, esses treze temas”, diz Roberto.

 

Os interessados em participar de alguma das visitas, que são simultâneas, podem realizar a pré-inscrição no site http://agroecologia2017.com/visitas-tecnicas/. Entretanto, a inscrição será confirmada apenas no momento do credenciamento no Congresso, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e após pagamento da taxa da visitação – que terá valores diferenciados a depender do local, dos custos e da programação.  O valor a ser cobrado será para custear as despesas, tempo de recepção e transporte da atividade.

 

Aqueles que fizerem a pré-inscrição terão preferência para participação na visita. O pagamento deve ser feito até às 12h do dia 12 de setembro. Após esse prazo, serão abertas novas vagas para que outros interessados se inscrevam. A realização da visita depende de, no mínimo, 15 participantes, e há um número limitado de vagas.

 

Conheça as opções para visitação

 

As excursões sairão do estacionamento do Centro de Convenções, às 8h, e duram até o final da tarde (exceto a que terá pernoite).

 

Visita 1. Circuito Planaltina-DF (Assentamento Pequeno Wiliam, Assentamento Márcia Cordeiro e Pedra Fundamental)

 

Visita 2. Cartografia Da Agricultura Urbana no DF – Projeto Re-ação

 

Visita 3. Unidade de produção da JK Agrosustentável

 

Visita 4. Circuito – Horta Comunitária Orgânica Girassol e Centro Educacional Agrourbano Ipê (educação do campo)

 

Visita 5. Circuito – Plantas Alimentícias Não Convencionais (Embrapa/ Sítio Geranium)

 

Visita 6. Quilombo Mesquita

 

Visita 7. Santuário dos Pajés

 

Visita 8. Agrofloresta – Sítio Semente e Sítio Raíz

 

Visita 9. Fazenda Malunga – Pecuária Leiteira Orgânica

 

Visita 10. Sítio Araúna – agricultura familiar e políticas públicas

 

Visita 11. Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro (MST)

 

Visita 12. Sítio Pé na Terra – com pernoite

 

Visita 13. Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga – com pernoite

 

O Congresso

 

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília,  EmaterDF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

 

Acompanhe as novidades www.agroecologia2017.com e nos perfis do Facebook e Instagram.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br