Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/19 às 9h28 - Atualizado em 13/12/19 às 9h28

Projeto Quintais Produtivos beneficia agricultores de Sobradinho

Mateus Miranda orienta produtor sobre montagem do kit de irrigação

 

Nesta quarta-feira (11) vários agricultores da região rural de Sobradinho receberam a visita da Emater-DF para orientar sobre a implantação do sistema de irrigação doado pelo projeto Quintais Produtivos. Financiado pela Agência Nacional de Ater (Anater), o projeto busca garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da implantação de uma horta doméstica.

 

Emater-DF ensina como produzir uvas, maçã e pera no Cerrado

Encerramento de cinco turmas do programa Filhos deste Solo será nesta quinta-feira

 

Foram orientadas sobre a implantação do sistema famílias dos núcleos rurais Catingueiro, Córrego do Ouro e Batalha. Durante a visita, o extensionista rural e agrônomo Mateus Miranda registrou a área escolhida, mostrou como realizar a montagem e apontou a importância da caixa d’água estar a uma altura mínima de 4 metros de altura. “Assim a gravidade dará a pressão necessária para o funcionamento correto das mangueiras”, explicou.

 

Extensionista rural auxilia na escolha da área de implantação da horta

 

Ao total, dez famílias da área rural de Sobradinho receberam nas semanas anteriores os conjuntos de irrigação para implantação do projeto Quintais Produtivos. O kit entregue inclui reservatório para caixa d’água, quatro canos e cerca de 30 metros de mangueira para irrigação do tipo gotejamento, além das conexões e registro para implantação da irrigação. Com o material é possível irrigar cerca de 150m².

 

A próxima etapa será a entrega de insumos para os beneficiários que fizerem a instalação da irrigação. A previsão é que até a segunda quinzena de janeiro as famílias recebam esses insumos.

 

“Ao receber os kits as famílias poderão ter uma pequena e variada produção de hortaliças, temperos e frutas”, explica Letícia Martinez, coordenadora de Qualidade do Alimento da Emater-DF. “A ideia é que esses alimentos contribuam na segurança alimentar e nutricional da família”, conclui Letícia.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br