Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/16 às 11h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Programas Jovem no Campo e Associar e Cooperar são lançados no DF

 

Para fomentar novas perspectivas de geração de renda aos moradores do campo que têm entre 15 e 29 anos e promover o fortalecimento do cooperativismo e do associativismo, a Emater-DF lançou, dentro da cerimônia do Plano Safra 2016/2017,do Governo do Distrito Federal/Seagri, dois programas: o Juventude no campo e o Associar e Cooperar.

 

Na ocasião, foi assinado também o Contrato de Repasse, no valor de R$ 748.620,00, em parceria com a Secretaria Especial do Desenvolvimento Agrário, para a compra de 18 veículos para ações de Ater do DF e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 30, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

 

“Estamos colocando inteligência nas ferramentas existentes. Pegamos todas as ferramentas de políticas agrícolas dos governos Federal e do Distrito Federal e potencializamos. Além disso, pegamos algumas coisas  novas, em função do diagnóstico que fizemos da área rural. Nos preocupamos com os pequenos produtores, porque quando não se organizam ficam muito vulneráveis ao mercado, quando vão comprar e vender sofrem com as distorções desse mercado. Por isso, estamos lançando o Associar e Cooperar de modo que a gente possa intensificar o processo de organização e assistência técnica na área de gestão”, assinalou o presidente da Emater-DF, Argileu Martins. Sobre o Juventude no Campo , Argileu classificou-o como “o projeto de vida do jovem que opta por se profissionalizar na área rural. “É um projeto que garantirá renda para que o jovem se fixe no campo”.

 

Juventude no campo — Programa Jovem Empreendedor Rural, coordenado pela Emater-DF para fomentar novas perspectivas de geração de renda aos moradores do campo que têm entre 15 e 29 anos. Dentre as metas, estão: capacitar pelo menos 100 jovens para atividades socio-produtivas; inserir 100 jovens no Plano Safra Brasília; e elaborar 100 projetos de créditos para atividades de produção primária, secundária e terciária. Com este programa, o Governo de Brasília pretende garantir a permanência de jovens nas áreas rurais do Distrito Federal, dando continuidade ao desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias e das famílias do campo.

 

Associar e Cooperar — Outra novidade anunciada pelo Governo de Brasília durante o lançamento do Plano Safra é a implantação do programa Associar e Cooperar, também gerenciado pela Emater-DF. Foram selecionadas quatro associações de produtores rurais que vão participar de atividades de capacitação com o objetivo de promover fortalecimento nos aspectos de cooperativismo e associativismo. São elas: a Hajapeixe, a Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF,  Multiflor, a Associação dos Produtores de Alexandre Gusmão (Aspag; e a Cooperativa de Agropecuária de São Sebastião (COPAS).

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br