Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/15 às 16h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Programa Produtor de Água ganha novas adesões

 

O desafio de preservar os mananciais de água para abastecer a população, produzir alimentos e irrigar as demais bacias hidrográficas do país é o grande foco do programa Produtor de Água, que compensa os produtores rurais com pagamentos por compensação ambiental. Na manhã desta sexta-feira (27), doze produtores assinaram contratos de adesão ao projeto, em cerimônia na sede da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara). Com isso, o programa chega a 69 agricultores responsáveis pela preservação dos recursos hídricos na região.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, o sucesso do programa se deve não só à articulação harmoniosa dos órgãos gestores mas, principalmente, dos produtores envolvidos. “A adesão é voluntária e cada vez mais agricultores da região estão se juntando a esse esforço”, comemorou.

 

O coordenador de operações da Emater-DF, Adalmyr Borges, ressaltou o papel da empresa no programa. “O produtor interessado deve procurar um dos nossos escritórios, onde técnicos estão a disposição para explicar e orientar sobre as formas de preservação dos mananciais. Alguns agricultores já estão apresentando os resultados desse trabalho”, disse.

 

Apoio técnico e financeiro — O Produtor de Água é uma parceria de 18 instituições — entre públicas e não-governamentais — que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa prevê o apoio técnico e financeiro aos produtores rurais, à execução de ações de conservação da água e do solo, como a construção de curvas de nível, bacias para infiltração da água, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e saneamento ambiental.

 

Fazem parte da Unidade Gestora do Projeto (UGP) a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Emater-DF, a Secretaria de Meio Ambiente, a Adasa, o DER, a Caesb, o Ibram, a Terracap, Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANA), Sudeco, Banco do Brasil, Embrapa, UnB, Sesi, WWF, Fundação Banco do Brasil, TNC e Rede de Sementes do Cerrado.

 

Os produtores interessados em participar do programa devem procurar os escritórios da Emater-DF em Taquara (3483-5950), Planaltina (3389-1861) e no Pipiripau (3501-1990).

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br