Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/16 às 10h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Programa de gestão vai auxiliar produtores rurais

 

A Emater-DF lançou, na manhã desta quarta-feira (17), o Programa Empreender e Inovar. O objetivo é auxiliar produtores rurais, de modo individual ou coletivo, na gestão do negócio, em aspectos como administração, finanças, legislação e contabilidade. Foram assinados sete termos de compromisso, onde a empresa se dispõe a prestar assistência durante 18 meses em cada empreendimento.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, a atividade agropecuária é uma das que apresenta mais riscos. “Além dos fatores econômicos, o produtor rural enfrenta problemas climáticos”, explicou. A ideia é que, a partir de agora, a empresa ofereça um serviço de assistência na área de gestão, mas de uma maneira organizada. “Para nós, é mais fácil trabalharmos com esse assunto, já que conhecemos a produção”, acrescentou.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, reforçou as palavras de Argileu. “Os extensionistas costumam auxiliar os produtores na gestão, mas de uma forma voluntária, o que é próprio da profissão. A partir de agora, no entanto, esse serviço será prestado de uma maneira organizada, com estrutura, metodologia, metas e aferição de resultados. Esse programa é fruto de um planejamento, que nos foi pedido pelo governador Rodrigo Rollemberg”, lembrou o secretário.

 

Já o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, destacou a importância do programa Empreender e Inovar como uma ação que vai qualificar ainda mais a produção agrícola do Distrito Federal. “Nossos produtores são bastante tecnificados, mas precisamos aperfeiçoar a gestão do negócio”, observou. Joe Valle aproveitou a ocasião para anunciar que a secretaria vai comprar 10 mil cestas verdes — com produtos orgânicos, da agricultura familiar — para serem distribuídos a entidades sócio-assistenciais, como creches, asilos, casas de recuperação de dependentes químicos, dentre outras.

 

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolviento Agrário (MDA), Marenilson Batista da Silva, ficou empolgado com a inovação do programa. “Podemos mostrar ao Brasil que é possível ir além da produção e chegar na gestão. Quem sabe podemos estender essa ação a outras entidades públicas de extensão rural, fazendo com que o Empreender e Inovar chegue a agricultores de todo o país”, indicou.

 

Metodologia — Atualmente, o Distrito Federal conta com 20 cooperativas, 151 associações (das quais, 11 de produtores de orgânicos, que distribuem em 36 feiras) e 215 empreendimentos de processamento artesanal e agroindústrias. “A princípio, escolhemos sete beneficiários, abrangendo várias regiões do Distrito Federal e diversas áreas de atuação, como floricultura, produção orgânica, panificados e derivados de leite”, explicou Luciana Tiemann, coordenadora do programa.

 

Os empreendimentos serão atendidos por uma equipe multidisciplinar da Emater-DF, que inclui, além dos extensionistas, um contador e uma administradora de empresas. Os técnicos darão assistência por 18 meses em cada beneficiário. O trabalho será dividido em três etapas: diagnóstico, aplicação do plano de gestão e acompanhamento. “Dispomos de várias ferramentas que vamos adaptar a cada um dos empreendimentos”, completou Luciana.

 

Empreendimentos selecionados


– Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Multiflor)
– Associação dos Produtores Rurais de Alexandre de Gusmão (Aspag)
– Associação Mista dos Agricultores Familiares, Orgânicos e Produtores do DF
– Maria Roseli de Freitas – Agroindústria de Panificação (Sobradinho)
– Helvécio Soares Brasileiro – Agroindústria de Laticínios (Planaltina)
– Carlos Eduardo de Paula Miranda – Olericultura e Coturnicultura (Planaltina)
– Valdir Manoel de Oliveira – Olericultura e Avicultura Orgânicas (Ceilândia)

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br