Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/14 às 9h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h17

Programa de compras governamental do DF é apresentado em seminário internacional

 

Brasília sedia até quarta-feira (5) o seminário internacional em comemoração aos 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Comitivas de oito países da América Latina e cinco da África, além de parceiros, representantes de organizações internacionais, agricultores e autoridades em segurança alimentar e nutricional conhecem experiências e debatem a importância do programa para a agricultura familiar e para a segurança alimentar e nutricional da população.

 

No DF, o programa é executado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Em 2013, o governo investiu cerca de R$ 1,9 milhão na compra de frutas, hortaliças, frango caipira e panificados de 437 agricultores familiares. Os produtos foram entregues a entidades socioassistenciais do DF, que atendem quase 40 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para 2014, serão R$ 2,1 milhões destinados ao programa, que terá a participação de 656 agricultores familiares.

 

Localmente, o PAA inspirou a criação do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal (PAPA-DF). Nessa terça-feira (4), o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, representou o Governador Agnelo Queiroz no seminário internacional e disse que o programa “serviu de fio condutor para essa política local, que adquire não apenas produtos alimentícios e fortalece diferentes segmentos rurais”. Entre outros benefícios dos programas de compras, o secretário falou do fortalecimento das organizações sociais do DF: “Eles têm trazido as entidades para o protagonismo e participação efetiva nas discussões das políticas públicas”, disse.

 

Visita a campo

Nesta quinta-feira (5), dois grupos de participantes estrangeiros do seminário visitarão a experiência do PAPA e do PAA com visita ao assentamento Pequeno William e à cooperativa Cootaquara, na região de Planaltina.

Um dos grupos também terá a oportunidade de acompanhar a entrega dos produtos do PAPA à uma unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

 

O seminário internacional é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e das Relações Exteriores (MRE) e com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br