3/06/16 às 9h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Produção orgânica em debate

Atualmente, a produção orgânica de alimentos movimenta mais de 60 agricultores nas regiões administrativas do Lago Norte e Paranoá. A cada dia, a atividade ganha novos adeptos no Distrito Federal e em todo o país. Pensando nisso, a Emater-DF e a Associação Brasileira para Agricultura Orgânica (Agro-Orgânica) promovem, até o próximo sábado (4), o 1º Encontro Paranoá Orgânico. Palestras sobre comercialização, controle biológico de pragas, gestão da propriedade e oficinas gourmet estão na programação. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira, na administração regional do Lago Norte.

“O nosso desejo é multiplicar por 100 os agricultores certificados, as propriedades certificadas e aquele 1,5% de pessoas que consomem produtos orgânicos aqui no Distrito Federal. Temos um desafio grande pela frente. Temos que, rapidamente, chegar em mil propriedades certificadas e motivar os consumidores. Fazer este evento aqui no lago Norte é muito importante, porque chama a atenção da população urbana. É preciso que esse público entenda que há muita ciência, muita tecnologia, pesquisa e esforço na produção do tomate orgânico, entre outros produtos, lembrando que quando consumimos produtos orgânicos estamos dizendo para o mundo que é o pssível fazer mais, melhor e co mais qualidade, preservando a saúde das pessoas”, afirmou o presidente da Emater-DF, Argileu Martins.

O evento é gratuito e coincide com a realização da Semana Nacional do Alimento Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura. As atividades previstas estão baseadas em: capacitação do produtor, comercialização e conscientização da sociedade sobre a importância de se buscar uma alimentação saudável e segura.

A produção orgânica está em expansão no país e os princípios agroecológicos nunca foram tão difundidos nos meios acadêmicos e na sociedade. Daí a importância de se criar espaços de aperfeiçoamento e divulgação para o setor, para integrar agricultores, técnicos e consumidores.

O encontro conta ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Administração Regional do Lago Norte, Ministério da Agricultura e as organizações não-governamentais Terrazul e Organics.

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br