Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/17 às 16h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Produção de ovos caipiras é uma boa alternativa de renda para o produtor

 

Emater-DF no Paranoá realiza reunião técnica sobre qualidade do alimento, com participação de 40 empreendedores da região

 

A Emater-DF realizou, na manhã desta quarta-feira (1), uma reunião técnica sobre qualidade do ovo. O escritório da empresa no Paranoá recebeu cerca de 40 produtores rurais da região que já produzem ovos ou pretendem iniciar na atividade. Representantes da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), juntamente com técnicos da Emater-DF, abordaram questões como mercado, manejo das aves, alimentação, infra-estrutura, legislação, dentre outros — com destaque para a produção de ovos caipiras, que são mais saudáveis e ambientalmente mais sustentáveis.

 

Segundo a zootecnista Michelle Costa, o objetivo da capacitação foi aprimorar as técnicas de manejo por parte dos produtores. “Muita gente possui galinhas em chácaras, cujos produtos são comercializados em feiras e mercados regionais, mas é importante relembrar as formas adequadas de manipular ou higienizar os ovos”, explicou.

 

Michelle acrescentou que a tendência do consumidor é procurar produtos cada vez mais saudáveis e funcionais. “O ovo caipira tem uma saída muito boa não só no mercado interno como também para exportação. Se conseguirmos incentivar os produtores a investir nessa atividade, isso pode aumentar a renda deles e, consequentemente, aquecer a economia da região”, concluiu.

 

Para o casal Eudes de Torres e Ruzinete Freitas de Torres, o evento foi bastante positivo. “É importante que saibamos o que fazer, como fazer e porque fazer”, observou Ruzinete. “Por enquanto, nossa produção é apenas para consumo próprio, mas pretendemos investir para comercializar”, completou Eudes. A família possui uma propriedade no núcleo rural Capão da Erva (região administrativa do Paranoá), onde cria cerca de 40 galinhas.

Benefícios — Um ovo contém 6,25 gramas de proteína — cerca de 15% da necessidade diária média de um ser humano. Rico em sais minerais, vitaminas A (responsável por fortalecer o sistema imunológico), B e E, ferro, antioxidantes e aminoácidos, é um dos alimentos mais completos e saudáveis.

 

Na modalidade caipira, o ovo tem cinco vezes mais betacaroteno (que previne o envelhecimento e aumenta a imunidade, entre outros benefícios), qualidade melhor da clara e maior perfil energético.

 

Com o evento, a Emater-DF reforça o compromisso de capacitar os produtores rurais do Distrito Federal para que o alimento que chega à mesa do brasiliense alcance níveis cada mais altos de qualidade e segurança.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br